Ipespe: Lula cresce três pontos e fica próximo de vencer no primeiro turno

Lula em entrevista ao Programa do Ratinho. Foto: : Ricardo Stuckert

Lula em entrevista ao Programa do Ratinho. Foto: : Ricardo Stuckert

Pesquisa telefônica Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, e divulgada nesta sexta-feira (23), faltando nove dias do primeiro turno, mostra que o ex-presidente Lula cresceu três pontos percentuais desde a última rodada do levantamento, confirmando a tendência de alta das sondagens feitas pelo Datafolha, Ipec e Quaest.

Segundo o estudo, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, o petista tem 46% das intenções de voto e avançou três pontos percentuais em relação aos dados de agosto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL, candidato à reeleição, tem os mesmos 35% das duas rodadas anteriores.


Leia também:

+ Datafolha: 69% apontam que há corrupção no governo de Jair Bolsonaro

+ Datafolha: Lula (47%) se aproxima de vitória no 1º turno; Bolsonaro tem 33%


Lula próximo de vitória no primeiro turno

Todos os outros candidatos, somados, têm agora 47% das intenções de voto, o que mostra que Lula está muito próximo de vencer no primeiro turno.

Para ser eleito já na primeira etapa do pleito, o ex-presidente precisa ter 50% dos votos válidos mais um. Na prática, significa dizer que ele precisa superar todos os outros candidatos, somados, nos votos totais.

Ciro Gomes, do PDT, caiu dois pontos percentuais e está com 7%, à frente da candidata do MDB, Simone Tebet, que soma 4%. Soraya Tronicke, do União, que paralisou a campanha por falta de recursos, tem 1%. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 2%.

Dados da pesquisa Ipespe. Foto: Divulgação
Dados da pesquisa Ipespe. Foto: Divulgação

Segundo turno

Lula vence todos os adversários nas simulações de segundo turno. Na projeção contra Bolsonaro, o petista aparece com 54% das intenções de voto, ante 37% do atual ocupante do Palácio do Planalto.

Bolsonaro também é derrotado por Ciro, que vence a disputa no segundo turno por 47% a 43%. Contra Tebet, o atual presidente fica apenas um ponto percentual à frente, na margem de erro: 43% a 42%.

Números da pesquisa

A pesquisa ouviu por telefone dois mil eleitores entre 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.

Comentários

 




    gl