Datafolha: 69% apontam que há corrupção no governo de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, revela que 69% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro, do PL.

Segundo os dados divulgados na madrugada desta sexta-feira (23), entre os 44% que consideram o governo ruim ou péssimo, a posição de que há corrupção no governo chega a 93%. O estudo ainda questionou os entrevistados se acreditam que há corruptos no governo: 23% disseram que sim.

Vale lembrar que o combate à corrupção foi uma das principais bandeiras da campanha de 2018 do presidente, que alçou Sergio Moro a um “super” Ministério da Justiça no início do mandato justamente com esse propósito.

Em sua fala na abertura da Assembleia-Geral da ONU nesta semana, Bolsonaro foi acusado de fazer campanha. No discurso em que atacou o ex-presidente Lula, líder em todas as pesquisas divulgadas até o momento sobre intenção de voto, ele disse que “extirpou a corrupção no país” e tenta associar as práticas aos anos do PT no poder.


Leia também:

+ Datafolha: Lula (47%) se aproxima de vitória no 1º turno; Bolsonaro tem 33%

+ TSE proíbe Bolsonaro de usar discurso da ONU em propaganda eleitoral


Os números mostram ainda que 32% dos ouvidos consideram o governo de Bolsonaro como ótimo ou bom, contra 44% que o avaliam como ruim ou péssimo e 23%, regular.

Confiança

A pesquisa apontou que 52% dos eleitores nunca confiam em nada do que diz o presidente Jair Bolsonaro, ante 51% da pesquisa anterior. Outros 21% dizem sempre confiar nas declarações do mandatário, porcentagem que se manteve em relação à semana passada. Uma parcela de 26% dos eleitores às vezes confiam no que diz o presidente, ante 27% reportadas em 15 de setembro. Não soube responder, 1%.

O levantamento do Datafolha, registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-04180/2022, ouviu 6.754 eleitores em 343 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

 




    gl