Genial/Quaest: Lula cresce e abre dez pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR

Os números da pesquisa Genial Quaest, divulgados na madrugada desta quarta-feira (21), mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, abriu dez pontos percentuais de vantagem em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro, do PL.

No levantamento estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro. Em relação ao estudo anterior, Lula oscilou dois pontos para cima e o ocupante do Palácio do Planalto permaneceu estagnado com 34%.


Leia também:

+ Publicitário diz que foi pago para fazer pergunta ‘fake’ para Bolsonaro

+ Ex de Bolsonaro movimentou R$ 9,3 mi em três anos, segundo a Polícia Federal


O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar. Ele oscilou um ponto para baixo, e tem 6%. Simone Tebet, do MDB, cresceu um ponto, e aparece agora com 5%. Soraya Thronicke, do União Brasil, manteve 1%.

Os demais candidatos não pontuaram. São eles: Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC). Os indecisos somam 5%, enquanto os brancos, nulos e os que não vão votar são 5%.

Pesquisa estimulada – primeiro turno

Lula (PT): 44%
Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 5%
Soraya Thronicke (União): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Felipe D’Avila (Novo): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Padre Kelmon (PTB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%

Segundo Turno

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, caso as eleições fossem hoje, o petista venceria o oponente por 50% a 40%. Os indecisos são 3%. Brancos, nulos e os que não vão votar são 7%.

Voto dos eleitores de Ciro e Tebet no segundo turno

A Genial/Quaest questionou os eleitores de Ciro Gomes e Simone Tebet sobre qual posicionamento os candidatos devem adotar caso não cheguem ao segundo turno.

Entre os eleitores de Ciro, 50% defendem que o pedetista apoie Lula, 18% a Bolsonaro e 29% preferem a neutralidade. Já entre os de Tebet, 35% esperam apoio ao petista, 34% a Bolsonaro e 27% esperam que a emedebista não apoie nenhum dos dois.

Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea, quando não são apresentados candidatos aos entrevistados, Lula lidera com 34% contra 30% de Bolsonaro e 2% de Ciro Gomes. Os outros candidatos citados somam 3%. Os indecisos são 28%. Brancos, nulos e não pretendem votar somam 3%.

Números do estudo

A Quaest ouviu dois mil eleitores de 16 anos ou mais no período de 17 a 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. O estudo pode ser consultado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-04459/2022.

Comentários

 




    gl