Categories: BrasilCheryl BernoColunasEconomia

Feliz 2033 para os contribuintes de ICMS: Lei 171 adia o sonho do crédito

O Presidente Jair Bolsonaro sancionou e foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, 30/12/2019, a Lei Complementar nº 171, adiando, de 2020 para 1º de janeiro de 2033, o direito das empresas abaterem do ICMS a pagar, o imposto pago pelas mercadorias compradas para uso e consumo nas suas próprias atividades e o crédito geral de energia elétrica e de comunicação. Assim, a Lei Nacional do ICMS, chamada de Lei Kandir, de 1996, continuará capenga e relativa a tal regra da não-cumulatividade do ICMS, prevista na Constituição Brasileira de 1988 (que permite abater do imposto a pagar o cobrado na etapa anterior para que o imposto não se acumule para o consumidor final que paga todo o ICMS da mercadoria, energia e serviços de transporte e comunicação).

Com o adiamento do direito das empresas, continua permitido tão somente o crédito quando for objeto de operação de saída de energia elétrica, quando consumida no processo de industrialização ou quando seu consumo resultar em operação de saída ou prestação para o exterior, na proporção destas sobre as saídas ou prestações totais. Também só dará direito ao crédito o recebimento dos serviços de comunicação utilizados pelo estabelecimento ao qual tenham sido prestados na execução de serviços da mesma natureza e quando a sua utilização resultar em operação de saída ou prestação para o exterior, na proporção desta sobre as saídas ou prestações totais (é complicado assim mesmo porque este imposto é uma complexidade só, por isto consulte sempre uma especialista).

O ICMS é um imposto perverso porque incide sobre o consumo e acaba gerando muita complexidade porque para ser não-cumulativo tem tanta regra que nem especialista está dando conta de saber tudo, até porque cada Estado tem lá a sua interpretação da Lei Nacional do ICMS. Aliás, já se tentou acabar com este imposto em várias reformas, mas os Estados acabam não concordando porque acreditam que perderão poder se a União recolher algum imposto e dividir com os demais entes da federação brasileira, não obstante o regime tributário das micro, pequenas empresas e dos microempreendedores, Simples Nacional, seja assim desde 2007 e não se conheça reclamação por parte dos Estados e Municípios, até porque a Receita Federal é uma ótima arrecadadora. Mas, o ICMS continua sendo a principal fonte de receita dos Estados que não querem abrir mão disto, de jeito nenhum.

A reforma tributária em pauta na Congresso Nacional até pensa em acabar com o ICMS, no entanto, a previsão no projeto é de que isto venha a ocorrer, se tudo der certo, só depois de 11 anos da vigência de um novo e desconhecido imposto, que também incidiria sobre bens e consumo (assim genérico mesmo e sobre a mesma base do ICMS e do ISS). Já imaginou ter que pagar além do ICMS e do ISS mais um imposto sobre as mercadorias e serviços. Ninguém aguenta pagar o que já tem, quem dirá um novo cujas regras seriam ainda construídas.

Aliás, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aumentou em novembro deste ano de 2019, de novo, para valer a partir do ano que vem e até 2023, a princípio, o ICMS em geral e em especial o incidente sobre as contas de energia elétrica, de serviços de telefonia e outros de comunicação. Da sua conta de luz e telefone, cerca de 32% serão pagos para o Estado, encarecendo ainda mais as tarifas já bem salgadas (não vai dar nem para usar muito o ar-condicionado porque o ICMS aumenta a partir de 450 KW/h). O ICMS deveria ser de 18% mas no Estado do Rio de Janeiro o imposto tem um acréscimo geral de 2% passando para 20% e no caso da energia elétrica e dos serviços de comunicação a alíquota é em torno de 28% e tem um acréscimo de 4% para o Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (um dos muitos fundos que o Estado mantém para receber o dinheiro dos impostos).

Assim, 2020, que seria o ano de mais direitos para as empresas contribuintes do ICMS, começa é com a promessa de novos impostos sobre os velhos patos, os consumidores, que no final, sempre pagam as contas mais salgadas.

Veja aqui as Leis de ICMS na íntegra:

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-complementar-n-171-de-27-de-dezembro-de-2019-235856825
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-complementar-n-171-de-27-de-dezembro-de-2019-235856825

http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/oracle/webcenter/portalapp/pages/navigation-renderer.jspx?_afrLoop=4217597718082705&datasource=UCMServer%23dDocName%3A98875&_adf.ctrl-state=1c0erc1ka4_9
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1923.nsf/0c5bf5cde95601f903256caa0023131b/d662b23587804bc9032584b900670813?OpenDocument&Highlight=0,1553

Cheryl Berno

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: quarto participante desiste de reality da RecordTV

Mais uma participante desistiu de A Grande Conquista 2. Nesta quarta-feira (1), Ana Paula optou por deixar o reality show…

6 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Solteira, Gracyanne Barbosa posta foto completamente sem roupa

Gracyanne Barbosa agitou as redes sociais ao compartilhar um clique que surpreendeu seus seguidores. Nos Stories do Instagram, a influenciadora,…

7 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Adriane Galisteu revela que Senna morreu sem realizar três sonhos

Homenagem especial. A apresentadora Adriane Galisteu fez uma homenagem para seu ex-namorado, o piloto Ayrton Senna, no dia dos 30…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Saravá Umbanda!: conheça mais um enredo do Carnaval de São Paulo 2025

Terceira colocada no Grupo de Acesso 2 em São Paulo, a tradicional escola de samba Morro da Casa Verde já…

8 horas ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

Qual o valor do cachê que Madonna irá receber por show no Rio?

Madonna desembarcou na última segunda (29) no Brasil, onde fará um show gratuito em Praia de Copacabana, no Rio, no…

9 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Influenciadora se pronuncia após ser flagrada em encontro com Davi

Tá rolando? Solteiro após o recente conturbado fim de seu relacionado com Mani Rego, Davi Brito, campeão do BBB 24,…

10 horas ago