Categories: BrasilPolítica

Ex-secretário de Temer é preso pela Lava Jato no Rio

A Polícia Federal (PF) cumpre 32 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva e temporária no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (5) em mais uma fase da Operação Lava Jato. Entre os alvos está o ex-secretário nacional de Justiça do governo de Michel Temer, Astério Pereira dos Santos. Ele esteve no cargo em 2017.

Até a publicação desta nota, os agentes já prenderam sete pessoas. Os mandados foram expedidos pelo juiz titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e responsável pela Operação Lava Jato no estado, Marcelo Bretas.

Para ocupar o cargo federal, Astério se aposentou do MPRJ – condição em que perdeu o foro privilegiado. Com isso, o inquérito foi enviado para a primeira instância, onde Bretas atua.

Antes, esteve à frente da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) no governo Rosinha Garotinho, entre 2003 e 2006. É sobre a gestão das cadeias do RJ que versam as suspeitas de lavagem de dinheiro e de pagamento de propina.

A PF investiga suspeitos que teriam participado de uma rede de pagamentos de propina relacionada às atividades da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP).

De acordo com as investigações, a rede seria organizada por empresários e agentes públicos, entre eles um ex-procurador de Justiça, com apoio de dois escritórios de advocacia. O esquema beneficiaria integrantes do Tribunal de Contas do estado.

De acordo com o jornal “O Globo”, o ex-secretário é suspeito de ter participado do esquema de corrupção do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. A PF investiga possível participação de Astério no desvio de recursos do Fundo Especial do Tribunal de Contas do estado.

A TV Globo apurou que contra Astério há suspeitas de pagamento de propina, de lavagem de dinheiro e de ter ajudado na fuga do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, o Rei Arthur.

Como ex-secretário nacional de Justiça, Santos era responsável por ações de repatriação de ativos desviados por aqueles que foram acusados de corrupção.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Famosos
  • Música

Vídeo: Jorge, da dupla com Mateus, para show após fã jogar celular no palco

A dupla sertaneja Jorge e Mateus se apresentava, na última sexta-feira (17), em Lavras (MG), quando um fã jogou o…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Camisa 12 anuncia carnavalesco e enredo para o Carnaval de 2025

Sétima colocada no Grupo de Acesso 2 de São Paulo neste ano, a escola de samba Camisa 12 anunicou o…

4 horas ago
  • Famosos
  • Televisão

Ex-assistente de Silvio Santos, Roque é internado após desmaio

Figura conhecida nos programas de Silvio Santos, Gonçalo Roque foi internado neste sábado (18), após desmaiar em um restaurante. Após…

7 horas ago
  • Brasil

Veja onde pedir 2ª via de certidões perdidas nas enchentes do Rio Grande do Sul

As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul já podem pedir a segunda via dos documentos perdidos. Todos os…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

Público já pode comprar ingressos para o Carnaval de São Paulo 2025

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo definiu, na noite deste sábado (18), a ordem dos desfiles…

9 horas ago
  • Cinema
  • Famosos

Cineasta Toni Venturini morre após passar mal em praia

O cineasta Toni Venturini, de 68 anos, morreu, neste sábado (18), após passar mal enquanto nadava em uma praia em…

10 horas ago