Em Minas, Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro, 47%, diz pesquisa Quaest

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação e Natanael Alves/PL/Divulgação

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Divulgação e Natanael Alves/PL/Divulgação

Pesquisa Quaest, encomendada pelo Banco Genial e divulgada nesta quinta-feira (27), mostra o ex-presidente Lula, do PT, como favorito dos mineiros para vencer a eleição do próximo domingo (30).

Levantamento feito entre 24 e 26 de outubro aponta que o petista tem 45% das intenções de voto, contra 40% do presidente Jair Bolsonaro, candidato pelo PL. Os demais se dividem entre indecisos, que somam 8%, e quem pretende anular o voto, com 7%.

Considerando apenas os votos válidos, o petista tem 53% das intenções de voto, contra 47% de Bolsonaro. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.


Leia também:

+ Presidente do TSE: ‘levantamento de Bolsonaro tem erros e inconsistências’

+ Lula classifica eleição de domingo como confronto entre democracia e barbárie


Trata-se da primeira pesquisa realizada com foco no eleitor mineiro no segundo turno. Durante o período, Bolsonaro foi ao estado em cinco oportunidades, e Lula fez três visitas.

O cenário revela um aumento, dentro da margem de erro, da distância entre os candidatos verificada nas urnas no primeiro turno, quando Lula teve 48,29% dos votos mineiros e Bolsonaro 43,60%.

Desde a eleição presidencial realizada em 1989, a primeira desde a redemocratização, Minas tem sido um termômetro para os candidatos. Em todos os pleitos, o mais votado pelos mineiros venceu a disputa nacional.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.200 eleitores de Minas Gerais entre 24 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09544/2022.

Comentários

 




    gl