Categories: BrasilCheryl BernoColunasEconomia

Em meio à crise governo e deputados aprovam aumento de imposto e dos salários do judiciário

No dia da bandeira do Brasil, 19/11, os deputados do Estado do Rio de Janeiro, baseados em projeto de lei enviado pelo Governador Witzel, subiram de novo o imposto estadual, ICMS, sobre as contas de luz, telefone e e tv a cabo, além de terem prorrogado o aumento do imposto adicional que era para ser temporário, mas vem desde 2003. Com isto as pessoas físicas e jurídicas vão pagar o ICMS mais alto do mundo, que ficará em mais de 30% do valor das contas de energia elétrica, telefone e outras. No mesmo dia também foi aprovado um aumento dos salários dos juízes e servidores públicos da justiça estadual com impacto de mais de R$ 100 milhões. A alíquota do ICMS no Estado do Rio de Janeiro varia entre 20% a 39% do valor da mercadoria e quem paga a conta alta no final é o consumidor, porque tudo vem embutido no preço do que se consome. Em São Paulo o ICMS é de 18% e o imposto adicional foi criado recentemente só para bebidas e cigarros.

A justificativa para o aumento dos impostos para as empresas e para toda a população fluminense é que o Estado do Rio de Janeiro está com um rombo nas contas públicas de mais de R$ 10 bilhões de reais e fez um acordo com a União Federal para continuar recebendo os repasses dos impostos federais. Houve uma moratória chamada de recuperação fiscal.

O problema das contas no vermelho vem de alguns anos e foi criada uma engenharia administrativa para os gestores públicos não entrarem na lei de responsabilidade fiscal e ainda poderem continuar gastando. Inventaram uma falência da administração fiscal, algo como dizer que os administradores públicos faliram o Estado. Também ontem foi criado um imposto adicional ao ICMS para as empresas que tem incentivos fiscais pagarem, o que é um contrassenso porque se foi dado o incentivo é porque se queria reduzir o ICMS que está sendo aumentado em vias transversas. Este imposto também acaba repassado para os consumidores, que acabam dando quase toda a sua renda para o pagamento dos impostos sobre as contas de tarifas públicas.

Outra justificativa foi alterar a lei para repasse visando ao subsídio da passagem dos estudantes, idosos e deficientes, mas o jornal O Globo noticiou ontem também que segundo a delação do presidente da Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, a passagem já foi aumentada além da inflação e ganhou incentivos fiscais, o que teria ocorrido a partir do pagamento de propina.

Curiosamente o Fundo que arrecada tanto dinheiro da população do Rio se chama Fundo de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais, mais quanto mais pobre mais a pessoa paga paga imposto porque dá uma parcela maior da sua renda para o pagamento do imposto estadual.

Depois da confusão toda ainda se grita por uma reforma tributária, mas reforma é isto, são os deputados e senadores criando mais leis e mais impostos, que só aumentam o custo das pessoas e empresas, além de trazerem mais burocracia porque só ontem você já pode ter uma ideia da complexidade para se pagar apenas o ICMS no Estado do Rio de Janeiro. No final, vale a lição de um professor de direito que dizia “lei boa é a lei velha”. E pensar que a República de Curitiba teve uma Guerra do Pente só por causa de uma nota fiscal.

 

Cheryl Berno

Share
Published by
Cheryl Berno
Tags: Aumentoenergia elétricafundo de combate à pobreza e às desigualdades sociaisICMSImposto

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

Quem foi eliminado de A Grande Conquista 2? Dupla vai para Mansão

Após a quarta Zona de Risco, 17 participantes foram eliminados, na noite desta segunda-feira (6), do reality "A Grande Conquista…

14 minutos ago
  • Brasil

Alerta para golpes e fraudes em doações direcionadas ao Rio Grande do Sul

Em meio aos esforços para fornecer ajuda humanitária aos cidadãos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, golpistas estão…

45 minutos ago
  • Carnaval/SP

Tucuruvi convoca compositores para entrega da sinopse e explanação de enredo

Após lançar oficialmente o seu enredo para o Carnaval de 2025, a Acadêmicos do Tucuruvi inicia, em busca do inédito…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

12 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

13 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

14 horas ago