Categories: BrasilPolítica

Eleições 2020: Candidatos apoiados por Bolsonaro derrapam nas pesquisas

Há dois dias das eleições para prefeito, o presidente Jair Bolsonaro vê seus aliados em importantes capitais pelo Brasil estagnados ou em queda livre nas pesquisas eleitorais mais recentes, realizadas pelos institutos Ibope e Datafolha.

O caso mais emblemático ocorre em São Paulo, a maior metrópole do país, com Celso Russomanno (Republicanos). O candidato apostou a maioria das suas fichas em mostrar o apoio de Bolsonaro à sua candidatura nos debates e em peças publicitarias no horário eleitoral gratuito.

No entanto, Russomanno derreteu na disputa. Se em 24 de setembro o Datafolha mostrava que ele liderava com 29% das intenções de voto, a última pesquisa colocou o republicano na terceira colocação, com 14%, atrás de Guilherme Boulos (PSOL) e Bruno Covas (PSDB). No fim de outubro, a equipe de marketing de Russomanno chegou a retirar o nome do presidente do jingle da campanha. A estratégia tinha como objetivo frear a queda do candidato nos levantamentos.

No Rio de Janeiro, o candidato do Bolsonaro e atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), está na segunda colocação, com 14%, atrás de Eduardo Paes (DEM). O postulante à reeleição tem a mesma intenção de voto de pesquisa do dia 8 de outubro. Não decolou.

Assim como Russomanno em São Paulo, Crivella colou sua imagem ao presidente. No início da semana, a Justiça Eleitoral teve de suspender uma propaganda do atual prefeito por “exposição excessiva” de Bolsonaro. O vídeo tinha um minuto de duração com uma fala do presidente de 40 segundos, excedendo os 25% do tempo permitido por lei à aparição de apoiadores no horário eleitoral.

Outro ponto que agrava a situação dos aliados de Bolsonaro nestas capitais é a rejeição do presidente, que atingiu 50% em São Paulo. No Rio de Janeiro, ficou estável, em 42%. Porém, a aprovação caiu de 34% para 28%.

Outras capitais

O candidato a prefeito em Belo Horizonte Bruno Engler (PRTB) também apostou no apoio do presidente para angariar votos. No entanto, variou entre 3% e 4% nas pesquisas e está fora da disputa. Em Recife, a candidata Delegada Patrícia (Podemos), também aliada de Bolsonaro, aparece apenas na quarta colocação, com 15%.

Análise: “Surfar na popularidade não deu certo”

Na visão do cientista político da FGV Eduardo José Grin, a estratégia dos candidatos de “surfar na onda de popularidade do bolsonarismo”, que vinha crescendo com o auxílio emergencial, “não se mostrou sustentável”.

Na análise do professor, a transferência de votos nas eleições municipais é difícil. “Presidentes bem ou mal avaliados não são, necessariamente, transmissores de votos. A avaliação de temas locais são mais impactantes. Os candidatos estão mal, sobretudo, porque são candidatos ruins. Crivella fez um governo péssimo e Russsomano se perde na fragilidade das propostas.” 

Não decolou

São Paulo

Celso Russomanno (Republicanos): 14% 3º colocado

Rio de Janeiro

Marcelo Crivella (Republicanos): 14% 2º colocado

Belo Horizonte

Bruno Engler (PRTB): 4% 4º colocado

Recife

Delegada Patrícia (Podemos): 15% 4º colocada







Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

6 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

6 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago