Categories: BrasilEconomia

Reserva financeira de emergência: qual a importância de ter a sua?

A crise no país que veio com a pandemia do novo coronavírus pegou muita gente de surpresa. Muitos brasileiros perderam o emprego, outros tiveram o salário reduzido, empresários tiveram que fechar as portas e muitos profissionais autônomos tiveram diminuição da renda. Tudo ficou diferente e, para alguns, a situação financeira muito pior. É justamente nesses momentos de crise que a existência de uma reserva de emergência é fundamental para cobrir custos inesperados e não passar tanto sufoco.

“A reserva de emergência é um dinheiro guardado para imprevistos. Em média, é o valor de 6 a 12 meses do custo de vida. Então, se uma pessoa tem o perfil mais conservador e quer ter uma reserva para 12 meses e tem um custo mensal de R$ 5 mil, ela precisa ter guardado R$ 60 mil reais”, diz Laura Bartelle, especialista em investimentos e sócia da 051 Capital.

É importante lembrar que esse tipo de investimento possui três variáveis: risco, retorno e liquidez. Quem quer ter segurança de ter a reserva de emergência para uso em qualquer momento, precisa investir de forma segura e com menos risco. Por isso, nada adianta comprar ações e querer ganhar. “Quanto maior a previsibilidade, menor o risco. A segurança é o mais importante nesse caso”, comenta.

Em um cenário de juros baixos e Selic a 2% ao ano, pode até ser desanimador investir em renda fixa, mas a reserva de emergência prioriza a segurança e não os ganhos. Quanto mais seguro um investimento, menor a sua rentabilidade. A função da reserva de emergência é justamente essa: usar o dinheiro com tranquilidade e quando quiser.

É válido também buscar uma forma de investir com liquidez imediata. A poupança, por exemplo, tem liquidez diária, afinal é possível fazer saques todos os dias, mas, por outro lado, o saque com rentabilidade só pode ser feito 30 dias depois do valor investido. “Se eu investi no dia 1 de maio, só vou ter rentabilidade se resgatar no dia 1 de junho. Se sacar antes, perco o ganho. Há outras formas de investir com liquidez melhor e mais rentabilidade”, comenta Laura.

Uma das formas, segundo a especialista, é o Tesouro Selic, que atua em D+1, ou seja, é possível sacar no dia seguinte ao investimento. O Tesouro Selic é um título da dívida pública emitido pelo Governo Federal por meio do Tesouro Direto. Por meio dele, o investidor empresta dinheiro ao poder público e recebe de volta com juros. Outra opção de investimento seguro são os Fundos Trend com liquidez D+0, que permite o saque a qualquer hora.







Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

35 minutos ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho: ‘Ludmilla não entende muito desse assunto de religiões africanas’

Martinho da Vila, do alto da sabedoria de seus 86, em entrevista à Veja: "Ludmilla não entende muito desse assunto…

16 horas ago
  • Carnaval/RJ

Diogo Nogueira é homenageado por Paolla Oliveira por aniversário com vídeo fofo

O amor é lindo. Para comemorar os 43 anos de Diogo Nogueira, a atriz Paolla Oliveira publicou um vídeo com…

18 horas ago
  • Carnaval/RJ

Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da Liesa

Carnaval 2025: Pretos no corpo de jurados, regulamento, ingressos e estrutura do sambódromo; o que pensa a nova gestão da…

19 horas ago