Categories: Brasil

Dor por conta de sensibilidade indica que o dentista precisa ser consultado

Ninguém gosta e nem deve sentir dor, mas essa sensação tem uma função importante. A de alertar sobre algo que não vai bem.

A sensibilidade nos dentes também, e no inverno o incômodo pode ser ainda maior. É sinal de que os dentes precisam de cuidados especiais. A água gelada é a causa mais comum dessa sensação que pode ser tão intensa a ponto de causar dor. O cirurgião dentista Márcio Marques, do Instituto Rio, explica como acontece esse processo.

“A dentina (parte do dente que dói quando fica exposta) é percorrida por uma rede de microtúbulos. Dentro deles há o prolongamento do nervo. Os túbulos podem ser mais abertos ou mais fechados, o que aumenta ou não a permeabilidade e, consequentemente, a sensibilidade”, esclarece o profissional.

O especialista acrescenta que os nervos permitem perceber se há algo ameaçando o dente e que a ausência total de sensibilidade não é exatamente positiva. Ela acontece com o passar dos anos no processo natural de envelhecimento.

“A partir de 70, 80 anos de idade é possível que a pessoa comece a perder a sensibilidade. Isso porque a polpa (parte do dente composta por nervos e vasos sanguíneos) vai se calcificando”, diz Marques, acrescentando que em um caso como esse, a pessoa pode levar muito tempo até perceber que tem uma cárie, por exemplo, o que permite que o quadro se agrave.

Ainda assim, não há motivos para gostar dessa dorzinha incômoda. Geralmente, o primeiro passo para tentar acabar com ela é usar cremes dentais dessenbilizantes. Os produtos podem, inclusive, fazer parte da rotina e do uso diário.

O segundo passo é hibridizar a dentina. Segundo o cirurgião dentista, o procedimento consiste em fazer um “selamento” dos canais.

A terceira opção é restaurar o dente, fazendo uma barreira física entre o meio externo e a polpa.

“O último recurso é tratar o canal. O procedimento remove a enervação interna do dente, deixando-o mais frágil e quebradiço. É uma alternativa usada apenas quando todos os outros recursos se esgotam”, conclui o especialista.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

26 minutos ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

51 minutos ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

2 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

2 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

3 horas ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

4 horas ago