Categories: Brasil

Desafiador: Inmet informa que verão terá chuvas e temperaturas acima da média

Calor. O verão brasileiro vai começar e traz previsões climáticas desafiadoras para diversas regiões do país, segundo o boletim conjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A nova estação, que começa amanhã, promete chuvas com volume acima da média e temperaturas mais elevadas que o normal para este período, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Chuvas intensas no Sudeste: Na região Sudeste, a previsão para os próximos três meses aponta para condições favoráveis a chuvas acima da média, principalmente em Minas Gerais, onde elas podem ser mais frequentes. O Instituto alerta para a possibilidade de chuvas fortes, queda de granizo, ventos moderados a fortes e descargas elétricas, aproveitando o período de dias mais longos em relação às noites.

Entretanto, a partir de fevereiro, a Defesa Civil paulista prevê a persistência do calor intenso e a redução do volume de chuva em São Paulo, ressaltando que, embora não seja esperado um volume acima da média, haverá dias chuvosos devido a zonas de instabilidade geradas pelo calor.

Sul com chuvas irregulares: Na região Sul, o boletim aponta probabilidade de chuvas acima da média no sul gaúcho, enquanto nas demais áreas são esperadas chuvas irregulares, com totais próximos ou ligeiramente abaixo da climatologia. Os volumes previstos devem manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de excedente hídrico em algumas localidades nos próximos meses.

Norte e o predomínio do El Niño: No Norte, o documento indica predomínio de chuva abaixo da média em grande parte da região, influenciado pelo fenômeno climático El Niño. A exceção fica por conta de estados como Acre, Roraima, Amapá e sudoeste do Amazonas, onde são esperadas chuvas próximas ou acima da média.

El Niño e a influência no Nordeste: O El Niño também pode influenciar o Nordeste, com previsão de chuvas abaixo do normal, principalmente no centro-norte da região. No entanto, o padrão de águas mais aquecidas no Atlântico Sul pode favorecer chuvas mais volumosas no centro-sul do Nordeste, especialmente no Maranhão e Piauí, onde as temperaturas deverão ficar acima da média.

Centro-Oeste: chuvas e calorintenso: No Centro-Oeste, a tendência é de chuvas próximas ou acima da média em praticamente toda a região, com exceção do oeste de Mato Grosso. A estação também se apresenta mais quente que o normal, o que pode impactar setores cruciais como agropecuária, geração de energia e reposição hídrica.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Carnavalesco projeta desfile que irá exaltar Benito Di Paula no Anhembi

Campeã do Grupo Especial em 2020, a Águia de Ouro levará para o Anhembi em 2025 uma homenagem ao cantor…

6 minutos ago
  • Carnaval

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade?

VÍDEO: Isabelle beija o Boi contrário; ex-BBB conseguiu derrubar a rivalidade? A sister uniu as torcidas de Garantido e Caprichoso…

47 minutos ago
  • Brasil

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS

Mulher culpa sexualidade do governador por tragédia no RS. Vídeo viralizou nas redes sociais onde ela afirma que o fato…

58 minutos ago
  • Geral

Campanha oferece dia de beleza para histórias impactantes de maternidade

Amor de mãe. O mês de maio é dedicado às mães e, por conta disso, as homenagens não param. A campanha…

1 hora ago
  • Rio de Janeiro

Morre a atriz Carmen Sheila no Rio de Janeiro

Rio. Morreu, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, a atriz Carmen Sheila, um dos principais nomes da dublagem brasileira.…

1 hora ago
  • Famosos

Gretchen sobre preenchimento peniano do marido: ‘Me satisfaz’

Polêmica. A cantora Gretchen está envolvida em nova polêmica com internautas. Desta vez, sobre o preenchimento peniano realizado pelo marido, Esdras…

1 hora ago