Desafiador: Inmet informa que verão terá chuvas e temperaturas acima da média

Termômetro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Termômetro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Calor. O verão brasileiro vai começar e traz previsões climáticas desafiadoras para diversas regiões do país, segundo o boletim conjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A nova estação, que começa amanhã, promete chuvas com volume acima da média e temperaturas mais elevadas que o normal para este período, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Chuvas intensas no Sudeste: Na região Sudeste, a previsão para os próximos três meses aponta para condições favoráveis a chuvas acima da média, principalmente em Minas Gerais, onde elas podem ser mais frequentes. O Instituto alerta para a possibilidade de chuvas fortes, queda de granizo, ventos moderados a fortes e descargas elétricas, aproveitando o período de dias mais longos em relação às noites.

Entretanto, a partir de fevereiro, a Defesa Civil paulista prevê a persistência do calor intenso e a redução do volume de chuva em São Paulo, ressaltando que, embora não seja esperado um volume acima da média, haverá dias chuvosos devido a zonas de instabilidade geradas pelo calor.

Sul com chuvas irregulares: Na região Sul, o boletim aponta probabilidade de chuvas acima da média no sul gaúcho, enquanto nas demais áreas são esperadas chuvas irregulares, com totais próximos ou ligeiramente abaixo da climatologia. Os volumes previstos devem manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de excedente hídrico em algumas localidades nos próximos meses.

Norte e o predomínio do El Niño: No Norte, o documento indica predomínio de chuva abaixo da média em grande parte da região, influenciado pelo fenômeno climático El Niño. A exceção fica por conta de estados como Acre, Roraima, Amapá e sudoeste do Amazonas, onde são esperadas chuvas próximas ou acima da média.

El Niño e a influência no Nordeste: O El Niño também pode influenciar o Nordeste, com previsão de chuvas abaixo do normal, principalmente no centro-norte da região. No entanto, o padrão de águas mais aquecidas no Atlântico Sul pode favorecer chuvas mais volumosas no centro-sul do Nordeste, especialmente no Maranhão e Piauí, onde as temperaturas deverão ficar acima da média.

Centro-Oeste: chuvas e calorintenso: No Centro-Oeste, a tendência é de chuvas próximas ou acima da média em praticamente toda a região, com exceção do oeste de Mato Grosso. A estação também se apresenta mais quente que o normal, o que pode impactar setores cruciais como agropecuária, geração de energia e reposição hídrica.

Comentários

 




    gl