Categories: BrasilPolítica

Deltan Dallagnol cogitou se candidatar a senador em 2018, revelam novos diálogos

O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato de Curitiba, Deltan Dallagnol, avaliou a possibilidade de se candidatar ao Senado nas eleições de 2018 e deixou em aberto sua candidatura em 2022. É o que apontam diálogos divulgados nesta terça-feira (3) pelo jornalista Reinaldo Azevedo. As conversas foram realizadas em grupos do Telegram e entregues ao site “The Intercept Brasil” por uma fonte anônima.

Em mensagens com outros procuradores, Deltan Dallagnol avaliou que seria necessário a presença de integrantes do MPF por todo o Brasil e, um bom começo para isso, seria alguém conseguir uma cadeira no Senado.

Uma possibilidade analisada por Dallagnol em janeiro de 2018 era deixar a carreira de procurador sem abraçar a política partidária: “Lutar pela renovação enquanto cidadão, pedindo exoneração: esta seria a solução ideal pela perspectiva da credibilidade (não seria político, mas ativista) e de intensidade (“Não vote em Fulano). Perderia um pouco de credibilidade e visibilidade, por deixar a posição pública de coordenador da operação. Não teria
riscos de corregedoria. Poderia me dedicar integralmente às 10+”, calculou.

Já no diálogo do dia 14 de dezembro de 2016, o procurador Vladimir Aras, nome indicado por Deltan Dallagnol e Sergio Moro para a PGR, foi um dos incentivadores de Dallagnol, dizendo que ele poderia derrotar “inimigos” da operação, como Gleisi Hoffmann e Roberto Requião, então senadores pelo Paraná.

Durante troca de mensagens no dia 16 de janeiro de 2018, entre o procurador Diogo Castor Mattos e o empresário Joel Malucelli, acontece um convite que teria vindo do Podemos, de Alvaro Dias. O empresário pergunta se Dallagnol aceitaria concorrer. A resposta, porém, foi negativa.

Diogo Castor de Mattos – 20:06:32 – Oi Diogo, você poderia ver com o Dalagnol se ele aceitaria ser candidato ao Senado pelo Podemos?? O convite também partiu do Alvaro Dias! Abr Obr Joel Malucelli Pres do partido
Castor de Mattos –20:06:41 – Posso responder?
Deltan Dallagnol – 13:59:25 – Ele te mandou do nada ou Vcs costumam conversar?
Dallagnol – 13:59:40 – Se costumam conversar, responda sim
Dallagnol – 13:59:55 – Diga que falou comigo e que hoje eu não penso em concorrer nas eleições
Dallagnol – 14:00:16 – Mas agradeço muito considerarem meu nome, o que recebo como um reconhecimento da importância da causa anticorrupção
Diogo Castor de Mattos – 14:01:12 – Falei uma vez na vida
Castor de Mattos –14:01:26 – Mas ele joga tênis no clube.. se sentiu amigão

Em mensagens trocadas com ele mesmo, onde mantinha reflexões pessoais no aplicativo, Deltan diz que “seria facilmente eleito” e também via necessidades de o Ministério Público Federal “lançar um candidato por Estado”.

“Tenho apenas 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Apesar de em 2022 ter renovação de só 1 vaga e de ser Álvaro Dias, se for para ser, será. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”, escreveu em 29 de janeiro de 2018.

O senador Alvaro Dias é um dos maiores apoiadores da Lava-Jato e, portanto, tem boa relação com a força-tarefa. Candidato a presidente em 2018, afirmou que convidaria Sergio Moro para o Ministério da Justiça, ato repetido por Jair Bolsonaro após ser eleito.

As mensagens mostram que Dallagnol pode ter desistido da candidatura em 2018 por avaliar que isso mancharia a imagem da operação. Ele confessa, em outra mensagem para si mesmo, que sua candidatura revelaria que a Lava-Jato tinha atuação política.

“Muitas pessoas farão uma leitura retrospectiva com uma interpretação de que a atuação desde sempre foi política. Pior ainda, pode macular mais do que a Lava Jato, mas o movimento anticorrupção como um todo, que pode parecer politicamente motivado. Por fim, a candidatura pode macular as 10+ como uma plataforma pessoal ou de Deltan para eleição, retirando aura técnica e apartidária”, escreveu o coordenador da força-tarefa.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Álvaro DiasDeltan DallagnoldestaqueDiogo Castor MattosGleisi HoffmannJoel MalucelliOperação Lava JatoRoberto RequiãoSenadoSergio MoroThe InterceptVladimir Aras

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

9 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

11 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

11 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

13 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

13 horas ago