Categories: Brasil

David Miranda conta o que mudou quatro anos depois de ser preso acusado de espionagem

18 de agosto de 2013. Há exatos quatro anos, o agora vereador David Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres. Ele estava carregando arquivos criptografados contendo material jornalístico do ex-analista de sistemas da Agência Nacional de Segurança dos EUA Edward Snowden sobre espionagem americana. Miranda trabalhava na época para o jornal britânico “The Guardian” e voltava da Alemanha.

Conseguimos fazer uma mudança na privacidade com a criptografia que foi colocada depois das publicações que fizemos, em 2013, com o Snowden.

“O que mudou em alguns aspectos de lá para cá é que na minha vida, virei político. Depois daquilo, eu tive uma necessidade muito grande de fazer uma mudança com minhas próprias mãos. Integrei movimentos sociais, fui para a rua e defendi a política do nosso país, porque vi a postura que nosso governo teve e não condiz com a que eu gostaria que nosso governo tivesse, então, entrei para a política. Segundo as publicações, o que modificou foi no âmbito privado. O Facebook, a Apple, todo esse sistema… Porque hoje a gente tem tecnologia de criptografia de ponta de todos esses sistemas, tanto no Facebook, iPhone, como outros aparelhos e programas, como Whatsapp. Então, conseguimos fazer uma mudança, sim, na privacidade com essa criptografia que foi colocada depois das publicações que fizemos, em 2013, com o Snowden”.

O Facebook pode, simplesmente, modificar o resultado de uma eleição mudando um algoritmo. E isso influencia completamente.

Miranda falou que atualmente não se sente tão perseguido quanto no passado. “Às vezes acontece de a gente esbarrar com uma pessoa no centro da cidade e encontrá-la em Ipanema. Mas quando a gente fez as publicações, era uma coisa bizarra. Às vezes, a gente encontrava a mesma pessoa em quatro lugares diferentes”.

Para Miranda, é preciso um debate maior sobre a privacidade na internet. “Falta uma política pública sobre disseminar o que é privacidade na nossa sociedade. Não se fala em nenhuma instância sobre isso. Parece que é um debate muito vanguardista, mas não é a realidade. Somos uma das maiores populações que utiliza isso. O Facebook é crucial nas comunicações e estrutura da sociedade de hoje e ela é uma empresa dos Estados Unidos. E ele pode, simplesmente, modificar o resultado de uma eleição mudando um algoritmo. E isso influencia completamente”.

Ouça a entrevista completa:

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

42 minutos ago
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

54 minutos ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

1 hora ago
  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

14 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

16 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

16 horas ago