Crise em Roraima: governador eleito e interventor propõe privatização e fechamento de empresas públicas

Antonio Denarium. Foto: Reprodução

Escolhido como interventor federal no Estado de Roraima, o governador eleito Antonio Denarium, do PSL, afirmou em entrevista para o canal GloboNews que fará um levantamento das empresas públicas que poderão ser privatizadas ou fechadas para ajudar a sanear as finanças do estado.

O presidente Michel Temer anunciou na sexta-feira (7) a intervenção federal integral em Roraima até 31 de dezembro. Segundo o presidente, a medida foi negociada com a atual governadora Suely Campos, do PP.

Segundo Denarium, a intervenção foi motivada pelo caos financeiro que o Estado enfrenta, crise no sistema prisional, já está sob intervenção federal, e na segurança pública com paralisação de agentes penitenciários e fechamento de quarteis da Polícia Militar, além da imigração venezuelana e problemas na educação e na saúde.

O interventor terá uma reunião com Temer em Brasília na próxima terça-feira (11) quando apresentará um plano de recuperação fiscal. A prioridade do interventor será pagar os servidores públicos estaduais que estão há quase dois meses sem receber.

Com o plano de recuperação, Denarium deseja alongar o pagamento da dívida com a União e renegociar os juros cobrados pelo governo federal. Em troca, o estado precisará adotar medidas de austeridade.

Comentários

 




    gl