CPI: após errar previsões sobre a Covid, Osmar Terra mantém convicções

Osmar Terra. Foto: Reprodução da TV

O deputado Federal Osmar Terra (MDB) foi o depoente da CPI da Covid-19 no Senado Federal, nesta terça-feira (22), em reunião encerrada no início da noite.

+ Veja a cobertura completa da CPI da Covid-19 no Senado Federal

Em sua oitiva Terra não trouxe nenhum elemento novo ao que já se sabia sobre suas posições diante da pandemia da Covid-19 no Brasil, que matou mais de 504 mil pessoas e tornou o país o segundo colocado do mundo em óbitos pela doença.

O ex-ministro classificou como ficção a existência de um suposto gabinete paralelo de assessoramento ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) sobre medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Terra foi confrontado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB), sobre vídeo que registra reunião entre o deputado, Bolsonaro, o virologista Paolo Zanotto e outros médicos.

Na ocasião, tanto o presidente, quanto os convidados, relativizam a eficácia da vacinação como meio seguro para conter a maior crise sanitária da história brasileira.

Em sua defesa, Terra afirmou que esta foi a “única reunião que participou” com o presidente e o virologista: “Inclusive, o doutor Paolo Zanotto, foi a primeira e única vez que conversei com ele”, garantiu.

“Transformar isso em um gabinete secreto, que vaza vídeos, é um absurdo. Não tem sentido nisso, não existe esse gabinete. Esse gabinete é uma ficção, se assessores do presidente lhe dão alguma orientação isso é natural. O que eu faço é manifestar minha opinião”, explicou.

O parlamentar também relatou ter se encontrado com Arthur Weintraub apenas em churrascos no Clube do Congresso, no Lago Norte, em Brasília: “Também encontrava ele às vezes no gabinete do presidente”, contou.

“O presidente fala o que ele quer falar. Eu não tenho poder sobre o presidente. Se eu tivesse o poder, eu era o presidente, e ele, deputado. Querem imputar um poder sobrenatural às pessoas. Ele ouve todo mundo. O senhor ouve alguém. O presidente não pode? Isso não significa que tem gabinete paralelo. É uma falácia”, defendeu.

Terra atuou como assessor extraoficial do presidente, é crítico de medidas como o isolamento social e é autor de diversas previsões sobre a pandemia que não se confirmaram. Nesta quarta-feira a CPI retoma seus trabalhos para apreciar requerimentos.

+ assista ao vídeo com a sessão na íntegra:

+ Sidney Rezende: ‘Bolsonaro imaginou que teria outra recepção em Guaratinguetá’

+ Freixo chega ao PSB e alerta: ‘Eleição de 2022 pode ser a última’

+ MT: apresentador de afiliada da RecordTV morre aos 43 anos

+ Ex de Ana Maria se diz surpreso com notícia da separação: ‘Ela é minha mulher’

+ Mourão sobre relação com Bolsonaro: ‘Não é fácil’

+ Zambelli edita vídeo de Bolsonaro e exclui ataque do presidente

+ Atriz Mabel Calzolari morre aos 21 anos no Rio

+ Web obriga famosos a se posicionarem; agora é a vez de Ivete Sangalo

+ Covid-19: Brasil ultrapassa 18 mi de casos

+ MA: deputada critica lei que protege LGBTQIA+; ‘Bíblia só trata de macho e fêmea’

+ Aos 88 anos, Ary Fontoura virou fenômeno na web e conta que recebe nudes

+ Caso Lázaro levanta audiência da RecordTV; veja os números de 21 de junho

Comentários

 




    gl