Covid-19: Seis capitais iniciam vacinação em crianças de 3 e 4 anos

Vacinação de crianças contra a covid-19. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Vacinação de crianças contra a covid-19. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Após o Ministério da Saúde recomendar, na última sexta-feira (15), a aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos, seis capitais vão iniciar a vacinação nesta segunda-feira (18).

Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Salvador (BA) vão começar a imunização. No Rio de Janeiro, a aplicação começou na última sexta-feira (15), um dia depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado a vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.


Leia também:

+ Médico é investigado por ter estuprado cerca de 30 pacientes

+ Rio: após caso de repercussão mundial, Castro quer criar protocolo em hospital


Autorização da Anvisa

A diretoria colegiada da agência foi unânime na decisão e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.

A vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade já era possível desde janeiro. Nesse caso, são aplicados os imunizantes da Pfizer (versão pediátrica) e a própria CoronaVac.

A CoronaVac foi a primeira vacina contra Covid-19 aplicada no Brasil, em 17 de janeiro de 2021, e é produzida a partir de um acordo entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, que desenvolveu o imunizante.

O imunizante já foi aprovado em 56 países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e teve cerca de 1 bilhão de doses aplicadas no mundo.

No Brasil, estudos confirmaram que reações adversas graves após a imunização com a CoronaVac foram consideradas raras e raríssimas. A conclusão foi obtida após análise de 103 milhões de doses aplicadas no país.

Vacinação no Brasil

Segundo dados deste domingo (17), o painel do vacinômetro do Ministério da Saúde aponta que um total de 457.767.790 doses de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas no país, desde o início da campanha de imunização. Destas, 177,7 milhões como primeira dose, 158,4 milhões como segunda e 4,9 milhões como dose única. A dose de reforço já foi aplicada em 98 milhões de pessoas e a segunda dose extra ou quarta dose, em 13,6 milhões.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

 




    gl