Categories: Brasil

Ataque de Bolsonaro a Witzel pode mudar o rumo da eleição de 2020

A relação entre Jair Bolsonaro e o governador Wilson Witzel ganhou um outro patamar após reportagem do Jornal Nacional em que vincula o nome do presidente ao assassinato de Marielle Franco.  Em live que foi ao ar de madrugada na Arábia Saudita – onde o presidente está em viagem oficial, Bolsonaro atribuiu ao governador fluminense o vazamento da informação de que um dos acusados da morte da vereadora Marielle Franco estivera em seu condomínio na Barra da Tijuca no dia do crime e que teria dito ao porteiro que iria a sua casa.

O objetivo do Witzel é destruir a família Bolsonaro.

Bolsonaro argumentou que estava em Brasília no dia citado e que o trecho “vazado” para a TV Globo foi feito de forma ilegal, já que deveria estar protegido por segredo de Justiça e que fazem parte da estratégia política de Witzel de enfraquecê-lo, pois pretende também disputar a sucessão presidencial em 2022.

– Por que essa sede pelo poder, Witzel? Seu objetivo é destruir a família Bolsonaro. Ele se elegeu colado com meu filho Flávio e depois virou nosso inimigo – afirmou o presidente em live no facebook.

O estremecimento entre os dois até então aliados, pode interferir no tabuleiro da sucessão municipal do ano que vem. Qual será o caminho político a ser seguido por Witzel?

A cisma do senador Flavio Bolsonaro de que Witzel estava “costeando o alambrado” – expressão de Leonel Brizola quando se referia ao comportamento de alguém que quer passar para o outro lado – teria se confirmado e apesar dos integrantes do PSL não seguirem sua orientação de abandonarem os cargos no governo do Rio, agora, se precipita um desfecho mais radical.

De acordo com o analista e jornalista Ricardo Bruno,do Agenda do Poder, “o confronto de Bolsonaro com Witzel tende a enfraquecer a base do governador na Alerj, onde os deputados do PSL mais fiéis à família Bolsonaro devem trocar a neutralidade pela oposição aberta ao governo. Estão nesta lista Alana Passos, Marcio Gualberto, Filipe Poupel e Dr. Serginho, líder do partido”.

Witzel se sente injustiçado por Bolsonaro

Em nota oficial, Witzel lamenta o destempero do presidente e tenta não acirrar as divergências com seu ex-aliado. Nega qualquer interferência nas investigações e afirma que não compactua com vazamentos à imprensa. Witzel disse também que Bolsonaro o ataca injustamente, mas que ainda assim vai continuar a defender equilíbrio e bom senso nas relações pessoais e institucionais.

“Lamento profundamente a manifestação intempestiva do presidente Jair Bolsonaro. Ressalto que jamais houve qualquer tipo de interferência política nas investigações conduzidas pelo Ministério Público e a cargo da Polícia Civil. Em meu governo, as instituições funcionam plenamente e o respeito à lei rege todas nossas ações.

Não transitamos no terreno da ilegalidade, não compactuo com vazamentos à imprensa. Não farei como fizeram comigo, prejulgar e condenar sem provas. Hoje, fui atacado injustamente. Ainda assim, defenderei, como fiz durante os anos em que exerci a Magistratura, o equilíbrio e o bom senso nas relações pessoais e institucionais. Fui eleito sob a bandeira da ética, da moralidade e do combate à corrupção. E deste caminho não me afastarei”, conclui.

Redação SRzd

Share
Published by
Redação SRzd
Tags: Alana PassosdestaqueDr. SerginhoFilipe PoupelFlavio BolsonaroJair BolsonaroMarcio GualbertoWilson Witzel

Recent Posts

  • Brasil

Dia Internacional contra a Homofobia; escolas de samba e clubes se manifestam

Preconceito. No Dia Internacional contra a Homofobia, clubes de futebol e escolas de samba têm se manifestado em defesa dos…

41 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: O grande Obá; conheça mais um enredo do Carnaval 2025

Rio. O Leão de Nova Iguaçu anunciou o seu enredo para o Carnaval de 2025. Em busca de uma vaga…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

SP: Sorteio da ordem de desfiles do Carnaval 2025 acontece neste sábado

São Paulo. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo realiza neste sábado (18), a partir das 17h,…

1 hora ago
  • Televisão

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS

Patrícia Poeta reencontra familiares ao vivo enquanto mostrava tragédia no RS Apresentadora da TV Globo fazia reportagem nas ruas quando…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Ana Hickmann reage após comentários sobre seu corpo: ‘Não tenho liberdade’

Desabafo. Ana Hickmann fez uma reflexão nesta sexta-feira (17) diante dos comentários que tem lido sobre o seu corpo. Nos…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Sabrina Sato posta vídeo com Zoe parabenizando o papai, Duda Nagle

Sabrina Sato fez uma homenagem ao ex-marido Duda Nagle por seu aniversário de 41 anos, celebrado nesta sexta-feira (17).  Nas…

3 horas ago