Luto no samba: Beth Carvalho morre aos 72 anos

Beth Carvalho. Foto: Nelson Siqueira

Beth Carvalho. Foto: Nelson Siqueira

A música popular brasileira está de luto. A cantora, compositora e conhecida como ‘Madrinha do Samba’, Beth Carvalho, morreu vítima de uma infecção generalizada, às 17h33 desta terça-feira (30), no Rio de Janeiro. Aos 72 anos de idade, Beth estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul da cidade, desde 8 de janeiro de 2019.

O velório será realizado nesta quarta-feira (1º), a partir das 10h da manhã, no Salão Nobre da sede do seu clube de coração, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Avenida Venceslau Brás, 72 – Botafogo.

A ‘Madrinha’ enfrentava graves problemas na coluna. O fato fez ela cancelar sua apresentação no show de Réveillon da Praia de Copacabana em 2009. Três anos depois, em 2012, Beth se submeteu a uma cirurgia no local.

Beth Carvalho. Foto: Divulgação
Beth Carvalho. Foto: Divulgação

Em 2018, com a mobilidade cada vez mais reduzida por conta das dores e do problema na região, a cantora fez um show histórico, intitulado “Beth Carvalho encontra Fundo de Quintal – 40 anos de pé no chão”. Ao lado do grupo de samba, ela cantou seus sucessos deitada em uma cama, no meio do palco.

Durante sua internação no início de 2019, a Beth precisou reduzir a quantidade de visitas que recebia. Na época, a informação foi compartilhada por sua filha, Luana, após um vídeo mostrar a cantora debilitada cantando deitada na cama do hospital.

Beth tem mais de 50 anos de carreira e dezenas de discos gravados e se tornou um dos maiores nomes do samba. Ela é considerada a ‘Madrinha’ de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto, Jorge Aragão, entre outros.

Beth Carvalho. Foto: SRzd
Beth Carvalho em entrevista ao SRzd. Foto: SRzd

Governador do Rio divulga nota de pesar:

Lamento profundamente a morte de Beth Carvalho, uma das melhores e mais importantes cantoras do nosso país. Seus sambas embalaram da minha infância até os dias de hoje. Na sua longa e bem sucedida carreira musical, essa grande intérprete do samba carioca reuniu, ao longo de cinco décadas, fãs de todas as idades, unindo o país em torno da beleza da sua voz e das suas canções.

O Estado do Rio de Janeiro hoje ficou mais triste. Compartilho a dor de todos os admiradores e me solidarizo com os familiares e amigos.

Wilson Witzel

Acompanhe a cobertura

+ Paixão de Beth Carvalho, Mangueira agradece à cantora em nota oficial

+ Neguinho da Beija-Flor lamenta morte de Beth Carvalho: ‘Orgulho de ter dividido o palco com ela’

+ Leandro Vieira sobre Beth Carvalho: ‘Perdemos a maior sambista da história do Brasil’

Comentários

 




    gl