Após concretagem de cratera, pista central da Marginal Tietê será liberada

Pista central da Marginal Tietê. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Pista central da Marginal Tietê. Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informaram, nesta quinta-feira (3), que a pista central da Marginal Tietê, na cidade de São Paulo, deve ser liberada a partir das 17h. Segundo os agentes, uma análise foi realizada no local e concluíram que o processo de concretagem da cratera foi bem sucedido.

A via, no sentido rodovia Castelo Branco, estava interditada desde terça-feira (1), quando um acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de metrô provocou o rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras e, consequentemente, a abertura de uma cratera na pista local da marginal.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, mas há possibilidade de que o acidente tenha sido provocado pelo vazamento de uma adutora — canal para condução de água ou esgoto. Não houve feridos, mas alguns trabalhadores precisaram ser atendidos porque tiveram contato com água contaminada. O acidente levou provocou isolamento do perímetro e interdição total das pistas local e central da Marginal.

Para conter a cratera, a concessionária Acciona fez um trabalho de concretagem, preenchendo a cratera com material rochoso e argamassa. O serviço foi finalizado na noite desta quarta-feira (2).

O que dizem as autoridades

“Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do poço de ventilação da Linha-6 Laranja do metrô e pelo rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê”, informam, em nota conjunta, a Sabesp e a secretaria. 

Em entrevista coletiva, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, havia informado que, se não houvesse necessidade de colocar estacas para ajudar na contenção da cratera, a pista da Marginal poderia ser liberada no prazo de dois ou três dias.

O prefeito Ricardo Nunes confirmou que não haverá necessidade da colocação de estacas para contenção, o que aumentaria o prazo para liberação da pista. “A concretagem segurou bem a questão da movimentação da terra. Os sensores que a empresa Acciona mantém ali na pista não identificaram nenhuma alteração. Por isso, temos essa informação importante [sobre a liberação da pista]”.

Leia também:

+ Vídeo mostra momento em que esgoto rompe túnel em obra na Marginal Tietê

+ Ministério Publico instaura inquérito para apurar desabamento em SP

Comentários

 




    gl