Categories: BrasilPolítica

Após adiamento, discussão e retirada de candidaturas, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Com 42 votos, Davi Alcolumbre, do DEM do Estado do Amapá, foi eleito presidente do Senado Federal na noite deste sábado (2).

O ministro Dias Toffoli, do STF, determinou na última madrugada que a eleição fosse feita por meio de votação secreta. Apesar disso, vários senadores declararam suas escolhas em voz alta.

A votação deveria ter ocorrido na sexta-feira, mas foi adiada para este sábado depois de muito tumulto e bate-boca entre os senadores.

Disputaram o cargo: Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Fernando Collor (Pros-AL), Esperidião Amin (PP-SC) e Reguffe (sem partido-DF). Alvaro Dias (Podemos-PR), Major Olímpio (PSL-SP) e Renan Calheiros (MDB-AL) retiraram-se da disputa.

Na contagem de votos, foi detectada uma cédula a mais na urna. Isso provocou o cancelamento da eleição – e todos os papéis foram triturados, antes de qualquer apuração. Em seguida, os senadores discutiram e decidiram fazer uma 2ª votação. Renan Calheiros retirou sua candidatura por considerar o processo “deslegitimado”. Veja o resultado final:

Davi Alcolumbre (DEM-AP): 42 votos
Esperidião Amin (PP-SC): 13 votos
Angelo Coronel (PSD-BA): 8 votos
Reguffe (sem partido-DF): 6 votos
Renan Calheiros (MDB-AL): 5 votos (antes de retirar a candidatura)
Fernando Collor (Pros-AL): 3 votos

+ Em início melancólico de legislatura, Senado não consegue eleger presidente e suspende sessão

O Senado Federal suspendeu na noite desta sexta-feira (1) a sessão que definiria o novo presidente da Casa e a Mesa Diretora. Uma nova sessão foi marcada para a manhã deste sábado.

A suspensão da sessão foi proposta por diversos parlamentares e, ao fim, pelo Senador Cid Gomes, do PDT do Ceará, para tentar acabar com a divergência em torno de quem deveria conduzir a reunião.

Durante toda a sessão, que durou mais de cinco horas, houve discussão, bate-boca e troca de acusações. A polêmica girou em torno da condução dos trabalhos pelo senador Davi Alcolumbre, do DEM.

Presidente em exercício da sessão, Alcolumbre colocou a proposta em votação simbólica, e a maioria dos parlamentares concordou em deixar para sábado a eleição para presidência da Casa.

Alcolumbre, segundo uma ala, deveria abrir mão de conduzir os trabalhos por ser um dos candidatos a presidente, dando o posto para o Senador mais antigo. Outro ponto de embate foi a divergência sobre o voto ser ou não aberto. Uma votação anterior foi feita e a maioria dos Senadores optou pelo voto aberto.

Em um dos momentos de maior tensão a Senadora Kátia Abreu, do MDB, ocupou a Mesa Diretora e tomou das mãos de Alcolumbre a pasta na qual estavam os documentos referentes à sessão.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

VÍDEO: Samara Felippo faz desabafo forte após racismo contra filha na escola

A atriz Samara Felippo falou abertamente pela primeira vez a respeito do ataque racista sofrido por sua filha mais velha,…

33 minutos ago
  • Brasil
  • Política

Ministro condena ligação do show da Madonna com tragédia no Sul; assista

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, fez um desabafo diante das tentativas de…

58 minutos ago
  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

2 horas ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

2 horas ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

3 horas ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

4 horas ago