Categories: BrasilPolítica

Aloysio Nunes detona racha no PSDB: ‘se igualou a partidecos que pululam no Congresso’

Membro do PSDB há mais de 20 anos, Aloysio Nunes Ferreira usou as redes sociais para criticar o racha da bancada do partido na votação da PEC do voto impresso nesta terça-feira (10) em Brasília.

“Dois episódios constrangedores no dia de ontem: o desfile militar na Esplanada, que até como ameaça de golpe é mixuruca, e o racha de bancada do PSDB na votação do voto impresso em que o partido da social-democracia se igualou a tantos partidecos que pululam no Congresso”, escreveu o ex-ministro, senador e deputado.

Usado por Jair Bolsonaro em sua tese de fraude nas eleições e em defesa do voto impresso, o PSDB decidiu fechar questão para votar contra a proposta. A legenda divulgou nota reafirmando sua confiança no sistema eleitoral brasileiro.

“Discutir a mudança no sistema de votação partindo da falsa premissa de eleições fraudadas é um desserviço à democracia brasileira. Diante disso, o PSDB fechou questão, em reunião da Executiva Nacional, contra a proposta em discussão na Câmara dos Deputados. O partido acredita que o sistema pode ser sempre aprimorado, mas não nos moldes que tem sido conduzida atualmente a discussão”, diz nota assinada pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Em sua narrativa de que as urnas eletrônicas são fraudáveis, o presidente já afirmou, por mais de uma vez, que tem “provas” de que Aécio Neves, do PSDB venceu o pleito de 2014 contra a ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, Bolsonaro, no entanto, nunca apresentou essas provas e o próprio PSDB nega que tenha existido fraude naquela eleição.

O partido, após o pleito, chegou a pedir auditoria das urnas e, após o procedimento ser feito, reconheceu o resultado que chancelou a reeleição de Dilma.

Leia a íntegra da nota:

“O PSDB confia no sistema de votação brasileiro e tem compromisso firme com aprimoramentos, inovações e segurança do voto. Contribuiu com avanços na segurança e confiabilidade do sistema a partir de consulta sobre a possibilidade de auditoria no sistema eletrônico de votação em 2014, que resultou em seguidas resoluções do TSE que deram ainda mais transparência e segurança ao processo.

Mais recentemente, o TSE, com a resolução 23.603 de 12 de dezembro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalizações e auditoria do sistema eletrônico de votação, previu as formas de auditagens sugeridas pelo PSDB e incluiu dentro dos agentes fiscalizadores as universidades, o Ministério Público, os partidos políticos, a OAB e as Forças Armadas, entre outros.

Discutir a mudança no sistema de votação partindo da falsa premissa de eleições fraudadas é um desserviço à democracia brasileira. Diante disso, o PSDB fechou questão, em reunião da Executiva Nacional, contra a proposta em discussão na Câmara dos Deputados.

O partido acredita que o sistema pode ser sempre aprimorado, mas não nos moldes que tem sido conduzida atualmente a discussão.

Bruno Araújo – presidente Nacional do PSDB”

Leia também:

+ Após voto impresso ser derrubado, Sidney Rezende pede volta de prioridades

+ São Paulo antecipa vacinação de todos os adultos para sábado

+ Lira diz que voto impresso é assunto encerrado e pede bom senso aos Poderes

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Leia a sinopse do enredo 2025 da Mocidade Independente

Rio. "Para o Carnaval de 2025, a Mocidade fará uma viagem intergaláctica, onde ela se reconecta com seu brilho mais…

10 horas ago
  • Brasil

Pedro Scooby usa jetski para resgatar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade.  O surfista e ex-BBB Pedro Scooby, Lucas Chumbo e outros surfistas estão ajudando no resgate de vítimas das enchentes do Rio…

11 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Com mudança nos desfiles, Mocidade terá papel histórico em 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Carnaval/RJ

Agora é oficial: Grupo Especial do Rio terá 3 noites, o que você achou? Vote na enquete

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

12 horas ago
  • Política

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS. O senador Paulo Paim (PT-RS),…

12 horas ago