Presidência da República: Pacheco pode assumir o cargo

Palácio do Planalto. Foto: Reprodução do YouTube

Na tarde desta quarta-feira (14), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) era transferido de avião de um hospital em Brasília para fazer exames na cidade de São Paulo, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), embarcou para Angola.

Mourão é o primeiro na linha sucessória, caso Bolsonaro precise ser afastado do cargo, e foi representar o Brasil em uma reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no mundo, previamente marcada.

O embarque de Mourão foi às 16h30, de acordo com a agenda oficial do governo brasileiro que se fará presente ao lado de representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“Em conjunto, buscaremos meios de fortalecer e promover a cooperação econômica e empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável dos países da CPLP”, escreveu Mourão em suas redes sociais.

Se Bolsonaro precisar ficar afastado da Presidência da República, e Mourão ainda estiver no exterior, o terceiro, na linha sucessória é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Porém, há dúvida se ele pode assumir a função devido ao julgamento que está na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, com denúncia contra Lira e que foi paralisado. Réus não podem assumir a Presidência, por decisão do próprio STF. Diante deste cenário, quem assumiria o comando do país, temporariamente, seria o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM).

+ Sidney Rezende: ‘Decisão de Fux contra silêncio de depoentes não parece equilibrada’

+ Perfil de Bolsonaro cita PSOL e PT: ‘O Brasil é nosso’

+ Queiroga descarta comprar vacinas da Covaxin e Sputinik

+ Olavo de Carvalho segue internado em SP

+ Brasil ultrapassa 537 mil mortos por Covid-19

+ Web resgata vídeo onde Bolsonaro fala como trata estômago; assista

+ CE: DJ Ivis é preso em Fortaleza

+ Flavio Bolsonaro diz que presidente foi intubado e havia líquido no estômago

+ GO: prefeitura de Goiânia age contra ‘sommeliers’ de vacina

+ MA: São Luis abre cadastro para vacinar adolescentes

+ Libertadores levanta audiência do SBT; veja os números de 13 de julho

+ Sexo, amor e política; ator João Vicente fala sobre relação íntima com bolsonarista

Comentários

 




    gl