Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Atravessa a Vida’: documentário mostra os anseios de jovens que se preparam para o ENEM

“Atravessa a Vida” estreou mundialmente no 25º Festival É Tudo Verdade (Foto: Divulgação).

Inicialmente previsto para ser realizado em novembro do ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi remarcado para os dias 17 e 24 deste mês, presencialmente, e 31 de janeiro e 07 de fevereiro, online, devido à pandemia. Ainda sem controle, a Covid-19 pode afetar novamente a prova, pois o aumento do número de casos e seu inevitável impacto sobre o sistema de saúde levou diversas instituições a pedirem novo adiamento em prol da segurança dos milhões de jovens inscritos e suas respectivas famílias neste momento de crise sanitária. Em meio à incerteza da manutenção das datas e, também, do medo de propagação do coronavírus, um documentário sobre o ENEM chega ao circuito na próxima quinta-feira, dia 14: “Atravessa a Vida” (2019).

 

Documentário tem produção, direção e roteiro de João Jardim (Foto: Divulgação).

Produzido, dirigido e roteirizado por João Jardim, de “Getúlio” (2014), “Atravessa a Vida” mostra os anseios de jovens do último ano do Ensino Médio, que buscam condições de vida melhores por meio do ingresso no ensino superior. Para isso, o cineasta foca nos alunos do Colégio Milton Dortas, na cidade de Simão Dias, interior de Sergipe.

 

No decorrer de quase uma hora e meia, Jardim deixa sua câmera assumir função passiva para levar às telas personalidades, opiniões e objetivos distintos de jovens que, dentre outras coisas, debatem sobre temas urgentes como aborto, depressão, suicídio, pena de morte e prisão perpétua, citando as diferenças dos sistemas penais brasileiro e americano. Paralelamente a isso, o documentário encontra espaço para explorar questões familiares que influenciam diretamente a vida de adolescentes, como ruídos de comunicação entre pais e filhos e a dor e os efeitos colaterais do divórcio numa fase de constante transformação, muitas vezes, emocionalmente desgastante – “Até a tristeza tem um lado bom, que é o aprendizado”, afirma Ramon dos Santos, aprovado no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Sergipe.

 

Com trilha sonora assinada por Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião Urbana, “Atravessa a Vida” faz um retrato das dificuldades enfrentadas pelos alunos da rede pública de ensino, que precisam lidar com estrutura precária, faltas de docentes e, parte significativa deles, conciliar trabalho e estudo. Priorizando a esfera escolar, o longa transmite a mensagem de esperança aos jovens que diariamente tentam driblar as adversidades da vida, apresentando ao público uma parcela de alunos esforçados e obstinados em conquistar seu lugar no mundo, para que, no futuro, possam proporcionar uma vida melhor às suas famílias.

 

Assista ao trailer oficial:

Comentários

 




    gl