Bois Garantido e Caprichoso se posicionam em Dia da Consciência Negra: ‘Respeito não tem cor’

Integrantes da comissão do Tuiuti em 2018 ensaiaram com o Garantido para o Festival 2018. Foto: Élcio Farias

Os bois de Parintins Garantido e Caprichoso não ficaram de fora do Dia da Consciência Negra e se posicionaram em favor do movimento nesta quarta-feira (20), em rede social.

O bumbá vermelho relembrou seu fundador, Lindolfo Monteverde: “Nosso mestre era negro, lutou contra o preconceito, e da sua paixão nasceu o Garantido. Não ao racismo. Somos um só povo, um só Brasil!”. O touro branco também publicou um vídeo de sua apresentação no Bumbódromo em 2018, quando a cantora Márcia Siqueira interpretou a música “O Canto das Três Raças”.

O Boi Caprichoso, touro negro de Parintins, deu espaço à Ádria Barbosa, que interpreta a personagem Mãe Catirina azulada no Bumbódromo. Negra, Ádria publicou um texto na página do bumbá e criticou a expressão ‘Consciência Humana’.

“Vivo em um país com racismo enraizado e que precisa ser combatido, pois não existirá o “Dia da Consciência Humana” enquanto todo negro sofrer discriminação pela cor de sua pele. Exalto a negritude brasileira que é criadora de muitas festas populares que enriquecem nosso folclore, mesmo que muitos queiram tirar nosso protagonismo, que é tão importante.”

Comentários

 




    gl