Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Buscando…’: pais, filhos, redes sociais e muita tensão

Protagonizado por John Cho, “Buscando…” é uma das estreias desta quinta-feira, dia 20 (Foto: Divulgação).

Estreia de Aneesh Chaganty como diretor e roteirista de longas-metragens, “Buscando…” (Searching – 2018) entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 20, prometendo conceder à plateia momentos de tensão do início ao fim.

 

No filme, John Cho vive David Kim, viúvo que vê sua vida virar de cabeça para baixo após o desaparecimento da filha adolescente. Sem conhecer os amigos da garota, David começa a vasculhar redes sociais à procura de pistas, contando com a ajuda da detetive Vick (Debra Messing), uma das mais renomadas da cidade onde vive.

 

“Buscando…” utiliza a linguagem digital com propriedade, traçando um paralelo entre real e virtual (Foto: Divulgação).

 

Classificado como drama e suspense, “Buscando…” é uma produção que equilibra com maestria os dois gêneros, criando um clima tenso que aumenta de acordo com o desespero do protagonista, apresentando um terceiro ato surpreendente capaz de deixar o espectador grudado na poltrona. Isto se deve ao roteiro bem estruturado de Chaganty e Sev Ohanian, que mantém o ritmo narrativo frenético para retratar a luta de um homem contra o tempo para recuperar seu bem maior, a filha Margot (Michelle La).

 

Abordando o luto a partir das consequências comportamentais impostas pela dor tanto a David quanto à Margot, “Buscando…” mostra ainda o papel exercido pela tecnologia e pelas redes sociais no mundo contemporâneo, pois muitas vezes são utilizadas como válvula de escape para os usuários ou para o cometimento de algum tipo de crime. No entanto, o longa não ignora a hipocrisia de indivíduos que usam um fato, ou simplesmente abraçam uma causa (mesmo que não acreditem nela), de forma irresponsável com o único objetivo de conseguir alguns minutos de fama por meio de curtidas e/ou comentários em seus posts.

 

John Cho e Debra Messing são os destaques deste longa (Foto: Divulgação).

 

Vencedor de dois prêmios na última edição do Festival de Sundance, o Alfred P. Sloan Feature Film Prize e o Audience Award, “Buscando…” também chama a atenção pelo desempenho de John Cho, que tem em sua filmografia as franquias “American Pie” (Idem – desde 1999) e “Star Trek” (Idem – iniciada em 1966, na TV). Pouco conhecido do grande público, o ator consegue assimilar com naturalidade e competência a dor de seu personagem, sem cometer o deslize da pieguice. É um trabalho consistente que conta ainda com o suporte de personagens secundários, defendidos com garra pelo elenco, sobretudo por Debra Messing, popularmente conhecida como a Grace Adler da série de TV cômica “Will & Grace” (Idem – desde 1998).

 

Uma das grandes surpresas da safra cinematográfica deste ano, “Buscando…” é um filme sobre a relação entre pais e filhos que mostra suas bases e fragilidades para transmitir à plateia a mensagem de que ao evitar que os filhos assumam e paguem pelos erros cometidos, os pais não os estão ajudando. Pelo contrário, estão alimentando uma situação que, num futuro próximo ou não, ultrapassará os limites, colocando-os diante de algo mais grave cujo desfecho afetará as vidas de muitas pessoas.

 

Assista ao trailer oficial (legendado):

Comentários

 




    gl