Bolsonaro mantém liderança e Ciro Gomes cresce, aposta pesquisa

Presidenciáveis. Foto: Reprodução

Presidenciáveis. Foto: Reprodução

O deputado Jair Bolsonaro do PSL manteve a liderança da corrida presidencial após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e o ataque que sofreu na semana passada, segundo nova pesquisa realizada pelo instituto Datafolha. É o primeiro levantamento do instituto desde que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.

O Datafolha pesquisou o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparece como possível substituto de Lula, preso em Curitiba, condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O partido discute a condenação nos tribunais superiores e recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do TSE.

Internado no Hospital Albert Einstein, onde se recupera da cirurgia sofrida após o ataque, Bolsonaro tem 24% das intenções de voto. Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada em 20 e 21 de agosto, antes do início do horário eleitoral, Bolsonaro tinha 22%.

Em segundo lugar com 13% das intenções de voto está o ex-ministro Ciro Gomes do PDT. No levantamento anterior ele tinha 10%. Em seguida, aparecem a ex-senadora Marina Silva da Rede com 11%, o ex-governador Geraldo Alckmin do PSDB com 10% e o ex-prefeito Fernando Haddad do PT com 9%.

Veja os dados:

Jair Bolsonaro (PSL): 24%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Marina Silva (Rede): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 10%
Fernando Haddad (PT): 9%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 3%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 15%
Não sabe/não respondeu: 7%

O Datafolha entrevistou 2.804 eleitores de 197 municípios nesta segunda-feira (10). A pesquisa foi realizada em parceria com a Rede Globo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. O primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro.

Bolsonaro apresenta maior rejeição

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. O Instituto também perguntou: “Em quais desses candidatos você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente deste ano?”

O resultados somam mais de 100% pois os entrevistados puderam citar mais de um candidato. Veja os números:

Bolsonaro: 43%
Marina: 29%
Alckmin: 24%
Haddad: 22%
Ciro: 20%
Cabo Daciolo: 19%
Vera: 19%
Eymael: 18%
Boulos: 17%
Meirelles: 17%
João Goulart Filho: 15%
Amoêdo: 15%
Alvaro Dias: 14%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 5%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%
Não sabe: 6%

Comentários

 




    gl