Residência terapêutica: o caminho para o bem-estar das pessoas com transtornos psiquiátricos

Transtorno mental. Foto: Reprodução

Transtorno mental. Foto: Reprodução

Você já ouviu falar em Residência Terapêutica? São casas destinadas a pessoas com transtornos psiquiátricos, cujo quadro clínico esteja estabilizado. O ambiente saudável, com acompanhamento permanente de diversos profissionais de saúde, ajuda a manter o paciente estável. Além disso, são realizadas diversas atividades visando estimular a socialização dos pacientes.

“A Moradia Assistida ou Residências Terapêuticas é indicada para quem ficou um tempo internado e perdeu vínculos sócio-familiares; para quem não tem familiares ou que possuem família, mas cujo convívio se mostra complicado. Ou ainda em virtude, por exemplo, do envelhecimento dos pais ou de incompatibilidades pessoais relacionadas à doença. Os moradores são cuidados por profissionais capacitados”,  explica o psiquiatra Ariel Mazur Lipman.

Localizadas em ruas tranquilas dos bairros Tijuca e Botafogo, Sig Residências Terapêuticas oferece espaço onde o paciente mora com todo conforto.

Os moradores geralmente apresentam quadros de transtornos psiquiátricos como: esquizofrenia, bipolaridade, demência e retardo mental e tem em média entre 40 e 60 anos. Em breve a Sig- Serviços Médicos abrirá uma unidade em São Paulo também.

Comentários

 




    gl