Goleiro do Atlético-PR pode ser suspenso por uso de celular em campo

Goleiro Santos do Atlético Paranaense usando celular em campo. Foto: Reprodução/Youtube

Goleiro Santos do Atlético Paranaense usando celular em campo. Foto: Reprodução/Youtube

O goleiro Santos do Atlético Paranaense pode ser suspenso por até seis jogos por usar um aparelho celular em campo. Ato ocorrido durante a partida entre o Atlético Paranaense e o Atlético Mineiro realizada na Arena da Baixada no dia 13 de maio fazia parte de uma ação publicitária da empresa de transporte urbano Uber. Santos foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e tem julgamento marcado para a próxima quinta-feira (24).

Apesar de ter sido uma ação planejada e com uma boa intenção, o uso de celular em campo está em desacordo com o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Atletas que desrespeitarem o artigo podem ganhar suspensão de uma a seis partidas.

Além do goleiro, o Atlético Paranaense e o árbitro também podem ser condenados.  O clube responderá ao artigo 191 do CBJD por “deixar de cumprir obrigação legal” ao ser conivente com atitude de Santos. Multa pode chegar a 100 mil reais. Já o árbitro Luiz Flávio de Oliveira pode pegar suspensão de 45 e 480 dias (além de multa de até R$ 100 mil) por deixar de relatar o uso aparelho no campo.

Além do caso do uso do smartphone, outra situação ocorrida na partida do dia 13 de maio, na Arena da Baixada, vai a julgamento nesta quinta-feira. O Atlético Paranaense e o Atlético Mineiro serão julgados por atraso na entrada em campo; condenação pode resultar em multas para ambos os clubes.

Campanha de conscientização

Em um vídeo publicado pela Uber no Youtube, cenas do goleiro são contrastadas com cenas de motoristas usando seus celulares enquanto dirigem. A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Um dos principais motivos de acidente nas estradas é a falta de atenção por causa do uso de telefones celulares. Em uma coletiva de imprensa, o goleiro Santos compartilhou sua posição no assunto. “Eu ficaria indignado também com a atitude de levar o celular pro campo. E essa indignação minha é em relação também ao celular no carro”, afirmou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acontecem cerca de 400 mil acidentes de trânsito por ano no Brasil. No mundo, a OMS contabilizou, em 2009, cerca de 1.3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

Comentários

 




    gl