Escolha as refeições certas para as festas de final de ano

Mesa de festa de fim de ano. Foto: Reprodução

Mesa de festa de fim de ano. Foto: Reprodução

O fim de ano chega e junto vêm as comemorações, confraternizações em família, happy hour com os amigos e muitos outros encontros recheados de comidas gostosas e receitas incrementadas. Nesse momento, é preciso ter atenção especial à saúde para que todas essas delícias não comprometam a dieta que foi seguida durante o ano.

A coordenadora do programa Bio Nutri, da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabedian, explica como alguns alimentos agem no corpo após serem ingeridos.

“A salada de maionese ou salpicão de frango, famosos pratos servidos na ceia de Natal e Ano Novo, por exemplo, contém quantidade considerável de gordura que demanda uma atividade muito grande do fígado para ser metabolizada”, explica.

Nesse caso, a sugestão é de ingestão de receitas que contenham menos gorduras e alimentos em sua origem própria, sem grandes preparos, por exemplo, a batata e o frango assado.

Já o delicioso panetone ou chocotone, segundo a nutricionista, é um carboidrato de altíssimo índice glicêmico, pois é feito de farinha branca e muito açúcar.

“Isso faz com que o pâncreas produza mais insulina do que o normal para proteger o organismo, recolhendo a glicose e depositando nas células de gordura. Essas são àquelas que, com muito suor e disciplina, conseguimos reduzir”, explica Fúlvia que também fez um alerta para os molhos e condimentos.

“Eles dão um sabor especial ao prato, porém excedem em calorias e em sódio quando são industrializados, causando muito inchaço no corpo”.

Segundo Fúlvia, os temperos caseiros são as melhores opções. O cuidado também serve para o consumo de bebidas alcoólicas, que exigem uma sobrecarga muito grande do fígado para metabolizar.

Comentários

 




    gl