Colunas

Blumenau fatura alto com eventos de cervejas e gastronomia

Com eventos gastronômicos o ano todo, Blumenau é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a Santa Catarina. Só em 2017, as atividades de restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas do município representaram um retorno de R$ 2,3 milhões de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Realmente, Blumenau tem toda uma indústria voltada ao turismo cervejeiro e gastronômico de qualidade. Ano passado estive na cidade numa entressafra de eventos e, com todo o valor que a cidade parece dar a estes segmentos, senti-me decepcionado diante daquilo que geralmente acreditamos poder encontrar em Blumenau. O Museu da Cerveja é acanhado, ainda mais depois que conhecemos o similar instalado em Petrópolis. Esperava encontrar uma oferta maior de estabelecimentos voltados à cerveja artesanal. O Parque Vila Germânica acaba sendo um ótimo e quase único refúgio para quem quer desfrutar de momentos curtindo diversos rótulos oferecidos e uma gastronomia tipicamente alemã.

De qualquer forma, o Roteiro Blumenau Gastronômico, encerrado no último dia 28, que envolveu 43 estabelecimentos durante todo o mês de fevereiro, ajudou a incrementar a economia e fomenta o turismo da cidade. O secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, ressalta que o sucesso da gastronomia local está atrelado ao fato de que Blumenau ser oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja.

– Além das riquezas culturais e nos eventos, os turistas vêm a Blumenau interessados em conhecer e degustar os diversos rótulos das nossas cervejarias artesanais e degustar com as opções gastronômicas de excelente qualidade que temos a oferecer. A gastronomia é um dos carros-chefe quando falamos do turismo em Blumenau – declara.

E Blumenau já prepara um novo evento, desta vez o Festival Brasileiro da Cerveja, que começa esta semana. A cervejaria Bodebrown promete levar um total de 17 rótulos para o evento, incluindo quatro da Wood Aged Series, conforme adiantou o cervejeiro Samuel Cavalcanti, um dos fundadores da empresa. O evento, realizado no Parque Vila Germânica, celebra dez anos nesta edição.

Blumenau é um excelente destino turístico, sem dúvida. Mas precisa talvez de um investimento maior para uma permanente atenção a dois de seus principais ativos: cerveja de qualidade e gastronomia diferenciada. Deter-se apenas na realização de eventos é uma boa estratégia econômica, ainda mais em tempos de crise. Mas a infraestrutura da cidade tem de estar voltada aos 365 dias do ano.  Isso para além de eventos e festivais.

Comentários

 




    gl