Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Projeto Psicanálise & Cinema exibe ‘Hiroshima, Meu Amor’

Eiji Okada e Emmanuelle Riva em cena (Foto: Divulgação).

Na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, exibe ‘Hiroshima, Meu Amor’ (Hiroshima mon amour – 1959). A exibição faz parte do Projeto Psicanálise & Cinema e conta com um debate com os psicanalistas Maria Eleonora Nascimento Silva e Luiz Fernando Gallego, que também é crítico de cinema e mediador do projeto.

 

“Depois de tantas mortes durante a Segunda Guerra, a vida continuou para essas duas pessoas tão distantes e com experiências de vida tão diversas. Tão diversas de fato?”, diz Gallego. “Quando programamos o debate sobre este filme, jamais imaginaríamos que o mundo estaria discutindo novamente o uso de armas nucleares”, acrescenta.

 

Dirigido por Alain Resnais e roteirizado por Margueritte Duras, o longa conta a uma atriz francesa que viaja para o Japão com o intuito de rodar um filme sobre a paz em Hiroshima. Casada, ela se envolve com um arquiteto japonês, também casado, e relembra fatos de sua juventude, como o relacionamento com um alemão na época em que o exército do Terceiro Reich ocupava a França, sendo punida por isso. Anos mais tarde, precisa enfrentar novamente um amor impossível.

 

Indicado ao Oscar de melhor roteiro original, “Hiroshima, Meu Amor” recebeu o Prêmio Nações Unidas no BAFTA, sendo indicado ainda nas categorias de melhor filme e de melhor atriz estrangeira para Emmanuelle Riva.

 

A sessão desta semana é a primeira de dois encontros sobre “Morte e Vida”, tema do congresso da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) deste ano. O segundo encontro do será realizado no dia 27 de outubro e o filme selecionado é “A Liberdade é Azul” (Trois couleurs: Bleu – 1993), dirigido por Krzysztof Kieslowski e protagonizado por Juliette Binoche.

 

Serviço:

– Data: 22/09;

– Horário: 19h;

– Duração: 90 minutos;

– Classificação etária: 12 anos;

– Local: SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá;

– Valor: R$ 20;

– É necessária a inscrição prévia por telefone ou e-mail (2537-1333 e 2537-1115 – [email protected]).

Comentários

 




    gl