Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Oscar 2017: ‘La La Land – Cantando Estações’ lidera com 14 indicações

“La La Land – Cantando Estações” iguala recorde de indicações de “A Malvada” e “Titanic” (Foto: Divulgação).

Nesta terça-feira, dia 24, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) anunciou os indicados ao Oscar 2017. Ao contrário dos anos anteriores, quando os indicados foram divulgados em coletivas de imprensa, a instituição optou por um vídeo com depoimentos de indicados e vencedores do Oscar. O time foi composto por Terrence Howard, Marcia Gay Harden, Ken Watanabe, Brie Larson, Guillermo Del Toro, Glenn Close, Jennifer Hudson, Gabourey Sidibe, Jason Reitman, Demián Bichir e por Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia.

 

A lista deste ano não teve nenhuma grande surpresa, seguindo a tendência da temporada. O queridinho do ano, o musical “La La Land – Cantando Estações” (La La Land – 2016), lidera com 14 indicações, incluindo nas categorias principais de melhor filme, direção para Damien Chazelle, ator para Ryan Gosling e atriz para Emma Stone, tornando-se um dos recordistas da história da AMPAS, ao lado de “A Malvada” (All About Eve – 1950) e “Titanic” (Idem – 1997).

 

“Moonlight: Sob a Luz do Luar”: Mahershala Ali é o favorito da categoria de melhor ator coadjuvante (Foto: Divulgação).
“Moonlight: Sob a Luz do Luar”: Mahershala Ali é o favorito da categoria de melhor ator coadjuvante (Foto: Divulgação).

 

Com oito indicações, “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (Moonlight – 2016) é um dos títulos fortes da temporada, sobretudo após a polêmica da última edição do Oscar, chamada de “Oscar So White”, por causa da ausência de diversidade dentre os concorrentes. Dirigido por Barry Jenkins, um dos concorrentes da categoria de melhor direção, o longa tem lançamento previsto no Brasil para o dia 23 de fevereiro, poucos dias antes da cerimônia do Oscar.

 

Também com oito indicações, inclusive de melhor filme e direção para Denis Villeneuve, “A Chegada” (Arrival – 2016) surpreendeu por não conseguir que sua protagonista, Amy Adams, recebesse mais uma indicação ao Golden Boy. Indicada ao Globo de Ouro e ao Actor, concedido pelo SAG Awards, o prêmio do Sindicato dos Atores (Screen Actors Guild – SAG) e o maior termômetro do Oscar nas categorias de atores principais e coadjuvantes, Adams era considerada uma das favoritas da edição deste ano.

 

Logo atrás, com seis indicações, “Manchester à Beira-Mar” (Manchester by the Sea – 2016) tem como principal aposta a estatueta de melhor ator para Casey Affleck, numa atuação soberba que tem se destacado nos prêmios de outras instituições.

 

“Manchester à Beira-Mar”: Casey Affleck e Lucas Hedges concorrem como melhor ator e ator coadjuvantes, respectivamente (Foto: Divulgação).
“Manchester à Beira-Mar”: Casey Affleck e Lucas Hedges concorrem como melhor ator e ator coadjuvantes, respectivamente (Foto: Divulgação).

 

Empatado com “Manchester à Beira-Mar”, “Até o Último Homem” (Hacksaw Ridge – 2016) confirma a recuperação do prestígio e do respeito de Mel Gibson pela indústria hollywoodiana, que o colocou na geladeira por bastante tempo devido a escândalos pessoais. Vencedor de duas estatuetas (filme e direção) por “Coração Valente” (Braveheart – 1995), Gibson está entre os indicados de melhor direção, mas não é o favorito.

 

Dentre as atrizes, nenhuma surpresa, nem mesmo a 20a indicação de Meryl Streep, que concorre por “Florence: Quem É Essa Mulher?” (Florence Foster Jenkins – 2016). Este ano, a veterana recentemente agraciada com o Cecil B. DeMille Award, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association – HFPA), tem como principais adversárias Natalie Portman por “Jackie” (Idem – 2016) e Isabelle Huppert por “Elle” (Idem – 2016), vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz em drama.

 

“Cercas”: Denzel Washington e Viola Davis concorrem, respectivamente, como ator e atriz coadjuvante. Washington pode levar ainda as estatuetas de direção e filme (Foto: Divulgação).
“Cercas”: Denzel Washington e Viola Davis concorrem, respectivamente, como ator e atriz coadjuvante (Foto: Divulgação).

 

Na categoria de melhor atriz coadjuvante, a franca favorita é Viola Davis por “Um Limite Entre Nós” (Fences – 2016), drama dirigido, produzido e protagonizado por Denzel Washington. Esta é a terceira indicação de Davis – as outras foram de melhor atriz coadjuvante por “Dúvida” (Doubt – 2008) e atriz por “Histórias Cruzadas” (The Help – 2011), que rendeu uma estatueta à Octavia Spencer, uma de suas adversárias este ano por “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures – 2016).

 

Para os fãs de filmes de heróis da Marvel, a ansiedade girava em torno de possíveis indicações para “Deadpool” (Idem – 2016), completamente ignorado pela AMPAS. Apesar disso, “Doutor Estranho” (Doctor Strange – 2016) foi lembrado na categoria de efeitos visuais. Também com uma indicação, o longa da rival DC, “Esquadrão Suicida” (Suicide Squad – 2016), pode faturar a estatueta de melhor cabelo e maquiagem.

 

A 89a edição do Oscar será realizada no dia 26 de fevereiro, domingo de Carnaval, no Dolby Theatre em Los Angeles. A cerimônia será apresentada por Jimmy Kimmel e transmitida pelo canal por assinatura TNT.

 

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2017:

Melhor filme:

– “A Chegada”;

– “La La Land – Cantando Estações”;

– “Um Limite Entre Nós”;

– “Moonlight: Sob a Luz do Luar”;

– “Manchester À Beira-Mar”;

– “A Qualquer Custo” (Hell or High Water – 2016);

– “Lion – Uma Jornada Para Casa” (Lion – 2016);

– “Estrelas Além do Tempo”;

– “Até o Último Homem”.

Melhor direção:

– Damien Chazelle – “La La Land – Cantando Estações”;

– Kenneth Lonergan – “Manchester À Beira-Mar”;

– Denis Villeneuve – “A Chegada”;

– Barry Jenkins – “Moonlight: Sob a Luz do Luar”;

– Mel Gibson – “Até o Último Homem”.

Melhor ator:

– Casey Affleck – “Manchester À Beira-Mar”;

– Andrew Garfield – “Até o Último Homem”;

– Ryan Gosling – “La La Land – Cantando Estações”;

– Viggo Mortensen – “Capitão Fantástico” (Captain Fantastic – 2016);

– Denzel Washington – “Um Limite Entre Nós”.

Melhor atriz:

– Isabelle Huppert – “Elle”;

– Emma Stone – “La La Land – Cantando Estações”;

– Meryl Streep – “Florence; Quem é Essa Mulher?”;

– Ruth Negga – “Loving” (Idem – 2016);

– Natalie Portman – “Jackie”.

Melhor ator coadjuvante:

– Mahershala Ali – “Moonlight: Sob a Luz do Luar”;

– Dev Patel – “Lion – Uma Jornada Para Casa”;

– Jeff Bridges – “A Qualquer Custo”;

– Lucas Hedges – “Manchester À Beira-Mar”;

– Michael Shannon – “Animais Noturnos” (Nocturnal Animals – 2016).

Melhor atriz coadjuvante:

– Viola Davis – “Um Limite Entre Nós”;

– Naomie Harris – “Moonlight”

– Nicole Kidman – “Lion – Uma Jornada Para Casa”;

– Octavia Spencer – “Estrelas Além do Tempo”;

– Michelle Williams – “Manchester à Beira-Mar”.

Melhor roteiro original:

– Damien Chazelle – “La La Land – Cantando Estações”;

– Kenneth Lonergan – “Manchester à Beira-Mar”;

– Taylor Sheridan – “A Qualquer Custo”;

– Mike Mills – “20th Century Women” (Idem – 2016);

– Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou – “O Lagosta” (The Lobster – 2016).

Melhor roteiro adaptado:

– Barry Jenkins – “Moonlight: Sob a Luz do Luar”;

– Eric Heisserer – “A Chegada”;

– August Wilson – “Um Limite Entre Nós”;

– Allison Schroeder e Theodore Melfi – “Estrelas Além do Tempo”;

– Luke Davies – “Lion – Uma Jornada Para Casa”.

Melhor animação:

– “Moana – Um Mar de Aventuras” (Moana – 2016);

– “A Tartaruga Vermelha” (La tortue rouge – 2016);

– “Kubo e as Cordas Mágicas” (Kubo and the Two Strings – 2016);

– “Zootopia – Essa Cidade é o Bicho” (Zootopia – 2016);

– “Minha Vida de Abobrinha” (Ma vie de Courgette – 2016).

Melhor filme estrangeiro:

– “O Apartamento” (Forushande – 2016, Irã);

– “Toni Erdmann” (Idem – 2016, Alemanha);

– “Tanna” (Idem – 2015, Holanda);

– “Um Homem Chamado Ove” (En Man Som Heter Ove – 2015, Suécia);

– “Terra de Minas” (Under Sandet – 2015, Dinamarca).

Melhor fotografia:

– Bradford Young – “A Chegada”;

– Linus Sandgren – “La La Land – Cantando Estações”;

– Greig Fraser – “Lion – Uma Jornada para Casa”;

– Rodrigo Prieto – “Silêncio” (Silence – 2016);

– James Laxton – “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

Melhor edição (montagem):

– Tom Cross – “La La Land – Cantando Estações”;

– John Gilbert – “Até o Último Homem”;

– Jake Roberts – “A Qualquer Custo”;

– Joe Walker – “A Chegada”;

– Joi McMillo e Nat Sanders – “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

Melhor design de produção:

– Jess Gonchor e Nancy Haigh – “Ave, César!”;

– Patrice Vermette e Paul Hotte – “A Chegada”;

– David Wasco e Sandy Reynolds-Wasco – “La La Land – Cantando Estações”;

– Guy Hendrix Dyas e Gene Serdena – “Passageiros” (Passengers – 2016);

– Stuart Craig e Anna Pinnock – “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (Fantastic Beasts and Where to Find Them – 2016).

Melhor figurino:

– Madeline Fontaine – “Jackie”;

– Joanna Johnston – “Aliados” (Allied – 2016);

– Colleen Atwood – “Animais Fantásticos e Onde Habitam”;

– Consolata Boyle – “Florence: Quem é Essa Mulher?”;

– Mary Zophres – “La La Land – Cantando Estações”.

Melhor maquiagem e cabelo:

– Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson – “Esquadrão Suicida”;

– Joel Harlow e Richard Alonzo – “Star Trek: Sem Fronteiras” (Star Trek Beyond – 2016);

– Eva von Bahr e Love Larson – “Um Homem Chamado Ove”.

Melhor trilha sonora:

– Mica Levi – “Jackie”;

– Justin Hurwitz – “La La Land – Cantando Estações”;

– Dustin O’Halloran e Hauschka – “Lion – Uma Jornada para Casa”;

– Thomas Newman – “Passageiros”;

– Nicholas Britell – “Moonlight – Sob a Luz do Luar”.

Melhor canção original:

– “Can’t Stop the Feeling” – “Trolls” (Idem – 2016);

– “City of Stars” – “La La Land – Cantando Estações”;

– “How Far I’ll Go” – “Moana – Um Mar de Aventuras” (Moana – 2016);

– “Audition (The Fools Who Dream)” – “La La Land – Cantando Estações”;

– “The Empty Chair” – “Jim: The James Foley Story” (Idem – 2016).

Melhor mixagem de som:

– Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye – “A Chegada”;

– Andy Nelson, Ai-Ling Lee e Steve A. Morrow – “La La Land – Cantando Estações”;

– Kevin O’Connell, Andy Wright, Robert Mackenzie e Peter Grace – “Até o Último Homem”;

– Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Mac Ruth – “13 Horas – Os Soldados Secretos de Benghazi” (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi – 2016);

– David Parker, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson – “Rogue One – Uma História Star Wars” (Rogue One: A Star Wars Story – 2016).

Melhor edição de som:

– Sylvain Bellemare – “A Chegada”;

– Wylie Stateman e Renée Tondelli – “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo” (Deepwater Horizon – 2016);

– Robert Mackenzie e Andy Wright – “Até o Último Homem”;

– Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan – “La La Land – Cantando Estações”;

– Alan Robert Murray e Bub Asman – “Sully – O Herói do Rio Hudson” (Sully – 2016).

Melhor efeitos visuais:

– Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould – “Doutor Estranho”;

– Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones e Dan Lemmon – “Mogli – O Menino Lobo” (The Jungle Book – 2016);

– Steve Emerson, Oliver Jones, Brian McLean e Brad Schiff – “Kubo e as Cordas Mágicas”;

– John Knoll, Mohen Leo, Hal Hickel e Neil Corbould – “Rogue One – Uma História Star Wars”;

– Craig Hammack, Jason Snell, Jason Billington e Burt Dalton – “Horizonte Profundo – Desastre no Golfo”.

Melhor documentário:

– “I Am Your Negro” (Idem – 2016);

– “O.J.: Made in America” (Idem – 2016);

– “Vida, Animada” (Life, Animated – 2016);

– “A 13ª Emenda” (13th – 2016);

– “Fogo no Mar” (Fuocoammare – 2016).

Melhor documentário (curta):

– “Extremis” (Idem – 2016);

– “4.1 Miles” (Idem – 2016);

– “Joe’s Violin” (Idem – 2016);

– “Watani: My Homeland” (Idem – 2016);

– “The White Helmets” (Idem – 2016).

Melhor animação (curta):

– “Blind Vaysha” (Idem – 2016);

– “Borrowed Time” (Idem – 2016);

– “Pear Cider and Cigarettes” (Idem – 2016);

– “Pearl” (Idem – 2016);

– “Piper” (Idem – 2016).

Melhor curta:

– “Ennemis intérieurs” (Idem – 2016);

– “La Femme et le TGV” (Idem – 2016);

– “Silent Nights” (Idem – 2016);

– “Sing” (Idem – 2016);

– “Timecode” (Idem – 2016).

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