Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

DGA Awards 2017: confira a lista de indicados

Vencedor do Globo de Ouro 2017, Damien Chazelle concorre por “La La Land – Cantando Estações” (Foto: Divulgação).

O Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America – DGA) anunciou na última quinta-feira, dia 12, os diretores concorrentes às duas categorias de cinema, melhor diretor e diretor estreante, criada no ano passado.

 

A categoria de melhor diretor não teve nenhuma surpresa entre os indicados. São eles: Damien Chazelle por “La La Land – Cantando Estações” (La La Land – 2016), Barry Jenkins por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (Moonlight – 2016), Kenneth Lonergan por “Manchester à Beira-Mar” (Manchester by the Sea – 2016), Denis Villeneuve por “A Chegada” (Arrival – 2016) e Garth Davis por “Lion – Uma Jornada Para Casa” (Lion – 2016).

 

Uma curiosidade desta edição é o fato de Garth Davis concorrer às duas categorias. Como diretor estreante, ele enfrenta Tim Miller por “Deadpool” (Idem – 2016), Kelly Fremon Craig por “Quase 18” (The Edge of Seventeen – 2916), Dan Trachtenberg por “Rua Cloverfield, 10” (10 Cloverfield Lane – 2016) e Nate Parker por “O Nascimento de Uma Nação” (The Birth of a Nation – 2016).

 

A indicação de Parker é a grande surpresa do DGA Awards 2017. Considerado um dos nomes mais fortes para esta temporada de premiações, Nate Parker viu sua campanha ruir após uma antiga acusação de estupro contra ele e seu amigo de longa data, Jean Celestin, roteirista do longa, voltar à mídia. O que ocasionou uma onda de protestos, inclusive de membros da a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Pictures Arts & Sciences – AMPAS), que anunciaram sua recusa em assistir ao longa, afirmando não ser possível dissocia-lo de seu realizador.

 

No final de 2016, o DGA anunciou os homenageados de sua 69a edição. O cineasta Ridley Scott receberá o prêmio honorário pelo conjunto da obra, o DGA Lifetime Achievement Award; o diretor, produtor e vice-presidente do DGA, Thomas Schlamme, será agraciado com o Robert B. Aldrich Service Award; e a produtora e assistente de direção, Marie Cantin, será homenageada com o Frank Capra Achievement Award.

 

Assim como acontece em outras premiações de sindicatos, parte dos membros do DGA também integra a AMPAS, com direito a voto, o que faz deste prêmio um dos principais termômetros do Oscar, pois seu vencedor tem grandes chances de faturar a estatueta mais cobiçada do showbusiness. Lembrando que a lista de indicados ao Oscar será divulgada pela AMPAS no dia 24.

 

A 69a edição do DGA Awards será realizada no dia 06 de fevereiro no The Beverly Hilton Hotel em Los Angeles.

 

Leia também:

Globo de Ouro 2017: “La La Land – Cantando Estações” é o grande vencedor

PGA Awards 2017: confira os indicados ao prêmio

Comentários

 




    gl