Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

ABRACCINE e Canal Brasil lançam ‘Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais’ no Rio

Livro conta com mais de 100 textos de autores como Francisco Russo, Rodrigo Fonseca, Marcelo Janot, Ismail Xavier e Hernani Heffner (Foto: Divulgação).

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e o Canal Brasil lançam o livro “Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais” nesta quarta-feira, dia 06, às 19h, na Blooks Livraria, no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

O evento contará com o debate “Do Globo Repórter ao Canal Brasil: A TV faz diferença no documentário”, coordenado pela jornalista e crítica de cinema Susana Schild e com participação de Hernani Heffner (curador adjunto / conservador-chefe da Cinemateca do MAM), João Luiz Vieira (professor e pesquisador da UFF), André Saddy (Canal Brasil), entre outros.

 

Reunindo ensaios sobre produções de diferentes épocas e formatos, selecionados por meio de uma votação dos membros da ABRACCINE e convidados no primeiro semestre de 2017, “Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais” chega às livrarias com roupagem de livro de arte e mais 20 textos sobre personagens e movimentos importantes que marcaram a história do gênero no país. “Mesmo que alguns filmes marcantes não estejam presentes entre os 100 filmes essenciais, eles são analisados com profundidade nesta parte histórica”, diz Paulo Henrique Silva, organizador do livro e presidente da Associação.

 

A evolução do documentário é contada numa edição luxuosa e ilustrada que parte de cineastas pioneiros, como Silvino Santos e Major Thomas Reis, da década de 1910. Além deles, obras de realizadores como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, Andrea Tonacci, Sylvio Back e dos irmãos João Moreira e Walter Salles também são analisadas em “Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais”.

 

“O compromisso do Canal Brasil com os filmes documentais se reflete nos 129 documentários produzidos ou coproduzidos pelo canal desde 1998. Boa parte deles integrantes desta prestigiosa seleção feita pela Abraccine”, fala Paulo Mendonça sobre o livro que também aborda a representação de mulheres, negros, indígenas e da periferia neste gênero cinematográfico.

 

“Documentário Brasileiro — 100 Filmes Essenciais” conta com textos de mais de 100 autores ligados à crítica, ao ensino e à pesquisa de cinema, entre eles: Francisco Russo, Rodrigo Fonseca, Ismail Xavier, Fernão Ramos, Maria Dôra Mourão, José Geraldo Couto, João Luiz Vieira, Carlos Alberto Mattos, Luiz Zanin Oricchio, Hernani Heffner, Eduardo Morettin, Alfredo Manevy, Maria do Socorro, Ângela Prysthon, Marcelo Janot, Cléber Eduardo, Junia Torres e Ilana Feldman.

 

Durante o evento de lançamento, o Canal Brasil dará como brinde sua cerveja, produzida em edição limitada para celebrar ocasiões especiais.

 

Serviço:

– Data: 06/12.

– Horário: 19h.

– Local: Blooks Livraria.

– Endereço: Praia de Botafogo, 316 – Botafogo.

– Entrada franca.

Comentários

 




    gl