‘Na boleia a flor’: Rosas de Ouro escolhe samba em homenagem aos caminhoneiros

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

A madrugada deste sábado (30) revelou o penúltimo samba de enredo do Grupo Especial paulistano para o Carnaval de 2018.

Em sua sede social no bairro da Freguesia do Ó, na Zona Norte da cidade, a Rosas de Ouro escolheu o tema musical do enredo; “Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro”.

+ Leia a sinopse do enredo

Três parcerias subiram ao palco para a disputa final, que celebrou o samba de autoria de Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Rafa Crepaldi, Rapha SP, Salgado Luz e Vaguinho, como o vencedor das eliminatórias desta temporada na roseira.

Veja o momento do anúncio

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

O concurso

Mesmo diante de tantas incertezas entre as agremiações sobre o modelo ideal para a escolha de sambas de enredo, a Sociedade Rosas de Ouro foi uma das escolas paulistanas que ainda optou em manter o formato de eliminatórias abertas, com disputa na quadra, diante de sua comunidade.

Nova obras concorrentes se inscreveram no concurso e foram divididas em duas chaves; sendo quatro na azul e cinco na rosa. Seis se enfrentaram na etapa semifinal, quando o trio finalista foi classificado para a decisão desta madrugada.

+ Clique aqui para ver a galeria de fotos 

Segundo o responsável pela ala de compositores da Rosas de Ouro, Edson Novoa, a comissão julgadora foi formada por onze integrantes, de diversos segmentos, que avaliaram qual a proposta musical mais se adequava ao desfile, considerando critérios técnicos de julgamento estabelecidos pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e a sinopse elaborada pelo carnavalesco.

Esquenta

Cheio. Assim estava o terreiro da roseira na Freguesia do Ó.

Calor humano estimulado pelo esquenta da bateria de mestre Rafa, já nos primeiros minutos deste sábado, sob o comando da voz de Royce do Cavaco e sua ala musical. No palco, a cadeira simbolizando a presença do eterno presidente da escola, Eduardo Basílio. Sua filha, Angelina, comandante da agremiação há quatorze anos, fez um belo discurso na abertura dos trabalhos, saudando todos os concorrentes envolvidos.

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

Disputa começou na madrugada do sábado

Por volta de 1h30 teve início o embate entre o trio de finalistas.

Cada um deles teve direito a seis passadas de suas respectivas obras, sendo uma na marcação, uma acompanhada pela bateria e outra testando o canto do povo. A partir daí, mais três, novamente contando com o som dos ritmistas.

Minutos antes do embate, a reportagem do SRzd ouviu um integrante de cada grupo, colhendo suas expectativas diante do momento cercado de adrenalina. Confira:

Samba 10

Samba 8

Samba 9

E o primeiro time a subir no palco foi o da composição assinada por Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Rafa Crepaldi, Rapha SP, Salgado Luz e Vaguinho. Empurrada por grande torcida, a parceria de número 10 chegou com a autoridade de favorita, comandada pela voz de um dos mais respeitados nomes na arte de interpretar sambas de enredo do país, Carlos Junior.

Ao seu lado compondo o conjunto de vozes, Rapha SP, Vaguinho, Jorginho Soares e a “dama de vermelho”, como ficou conhecida nessa eliminatória, a cantora Mônica Soares. Vibrante, a exibição sacudiu a quadra azul e rosa. Quadra que na passagem em que o canto estava sob a responsabilidade dos torcedores, recebeu os poetas, misturados ao público.

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

Vinícius, Didi Pinheiro, Beah, Paulinho Miranda, André Ricardo e Fernando D’ Paula, defendendo o samba 8, vieram na sequência.

Assim como o adversário anterior, trouxeram grande e equipada torcida. Todos embalados pela qualificada e potente voz de Celsinho Mody, atual campeão do Carnaval de São Paulo pela Acadêmicos do Tatuapé. Letra e melodia garantiram uma performance segura e constante durante todo o tempo.

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

Fechando a decisiva, embalado por Wander Pires, tomou o palco da roseira o concorrente de número 9.

Obra criada pelos compositores Rubens Gordinho, Nikinha, Vinícius Gol de Ouro, Marcelo Chapa Quente, Paulo Oliveira e Thiaguinho do Cavaco, que contou com não menos numerosa torcida, cheia de balões e bandeiras, dedicada em impulsionar a apresentação, encerrada às 3h.

Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd
Final de samba-enredo na Sociedade Rosas de Ouro. Foto: SRzd

Samba 10 confirma favoritismo

A parceria de número 10 era considerada favorita nos bastidores da disputa, desde os primeiros movimentos da competição, com manifestações públicas nas redes sociais de componentes da roseira em favor da obra.

Além de ter a preferência popular e de boa parte da comunidade, o grupo de autores investiu em um clipe que viralizou na web, onde os poetas viraram atores, assim como o intérprete que defendeu o samba durante o concurso, Carlos Junior. Na produção, eles retratam a rotina dos caminhoneiros, em vídeo absolutamente contextualizado com a proposta do enredo. Assista:

O time vencedor conquistou o tricampeonato nas eliminatórias da Rosas de Ouro.

Mas a trupe desta jornada, contou com integrantes diferentes na comparação com sua primeira formação. Nesta temporada, apenas cinco, dos oito compositores, estavam na vitória de 2016:

2016 – “Arte à flor da pele. A minha história vai marcar você”

Compositores: Wellington da Padaria, Marcus Boldrini, Vaguinho, Fabiano Sorriso, Márcio André Filho, Rapha SP, Guiga Oliveira e Bolt Mascarenhas

2017 – Convivium. Sente-se à mesa e saboreie

Compositores: Aquiles da Vila, Guiga Oliveira, Fabiano Sorriso, JC Castilho, Marcus Boldrini, Salgado Luz, Vaguinho e Rapha SP

Além do êxito nos concursos da Rosas de Ouro, a parceria também registra aprovação de suas criações pelos jurados de samba-enredo, obtendo os trinta pontos no quesito nos dois últimos Carnavais.

Vinte e quatro horas antes do desfecho da competição, quatro representantes do “Samba 10” contaram os bastidores do processo de concepção de mais uma canção para a folia de São Paulo, confira no player:

Quesito samba-enredo; ponto forte da roseira

Nos últimos cinco anos um dos pontos fortes da Rosas de Ouro no concurso foi o quesito samba-enredo, ao menos, no olhar e avaliação dos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Foi apenas no ano de 2015, que a escola perdeu décimos preciosos nesse item. Veja no gráfico a performance da agremiação neste segmento:

Leitores do SRzd registraram preferência pelo samba 9

O SRzd Carnaval SP abriu enquete para colher as impressões de seus internautas sobre a decisão.

Veja o resultado do levantamento que esteve no ar entre os dias 25 e 29 de setembro:

‘Vamos dar um salto de emoção’

André Machado foi importante personagem do Carnaval 2017 da Rosas de Ouro.

Engasgada com o pior resultado de sua história, o décimo primeiro lugar no concurso de 2016 ao cantar a história da tatuagem no sambódromo do Anhembi, a comunidade azul e rosa pisou firme na Avenida no desfile deste ano.

Machado fazia sua estreia como carnavalesco da escola e, além do trabalho de carnavalesco, foi um dos principais motivadores da agremiação, que contrariando muitas previsões, conquistou uma vaga entre as campeãs da cidade. Sobre todos os elementos que envolveram essa processo, o artista confidenciou detalhes em entrevista na véspera da decisão desta madrugada. Clique no player para ouvir:

Rosas de Ouro

Ordem de desfile
Sexta escola da sexta-feira, 9 de fevereiro

Enredo
“Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro”

Presidente
Angelina Basílio

Carnavalesco
André Machado

Intérprete oficial
Royce do Cavaco

Mestre de bateria
Rafa

Primeiro casal de MSPB
Marquinhos e Isabel

Coreógrafo da comissão de frente
Oyama Queiroz

Veja a logomarca do enredo 2018 da Sociedade Rosas de Ouro

Comentários

 




    gl