Categories: Paulo Estrella

Falando de continuidade do estudo!

É muito comum, nesse ambiente de concursos, falarmos em continuidade de estudo. Aproveitar o esforço de preparação de um concurso em outro. Esse conceito é fundamental para aprovação, já que se ganha conhecimento de forma lenta e gradual e os conteúdos precisam de um tempo para serem sedimentados, fixados para serem usados em uma prova de forma eficiente.

Por isso é importante que o interessado nesse mercado busque escolher uma área de concursos, ou seja, um conjunto de cargos que cobram conhecimentos semelhantes na prova como uma forma de escalar a preparação, ganhar profundidade nas disciplinas comuns e aproveitar grande parte do esforço destinado a um concurso em outro. Essa estratégia, além de muito eficiente é praticamente obrigatória para quem busca a empregabilidade em cargos públicos. É raro, mas não é impossível, um candidato passar no primeiro concurso que está se preparando. Amadurecimento dos conteúdos e experiência nas provas fazem toda a diferença no desempenho do candidato.

Na maioria das vezes a diferença entre o conteúdo programático de um concurso e outro da mesma área chega a 20 ou 30%. Isso significa que o candidato aproveita 70 a 80% do que já estudou em outro concurso. Essa é a lógica de quem fez a prova do TRE do Rio e agora está se preparando para o TRT. Apesar da banca diferente, o que demanda ajustes com base nas questões de provas anteriores, grande parte dos conteúdos são aproveitados.

O problema é que fatalmente as disciplinas que são diferentes são exatamente as mais importantes pois são específicas para o novo cargo. Dessa forma, o foco do candidato vai para essas disciplinas e as outras são mantidas e revisadas a partir da resolução de questões de provas anteriores. Mesmo com a necessidade de grande gasto de energia nessas novas disciplinas, o candidato já não precisa sair do zero nas outras. Essa é a estratégia comum de quem se prepara para um concurso público. Só que existe uma outra estratégia que deve ser avaliada com cuidado e boa vontade.

Quando o candidato se prepara para um cargo de um determinado órgão em uma região pode aproveitar a maioria das disciplinas se buscar esse mesmo cargo em outras regiões.

Essa estratégia de acompanhar os mesmos concursos em regiões diferentes foi mais comum no passado quando os concursos eram mais raros, mas pode ser aproveitada hoje como forma de aproveitar o estudo para quem tem essa capacidade de mudar para São Paulo. O esforço de preparação é pequeno em relação a oportunidade e salários oferecidos.

Paulo Estrella

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Dia Brasil do Rock in Rio é anunciado com clipe ‘We are the World BR’

Música. Assim como aconteceu na icônica gravação de "We Are the World", cantores brasileiros dos mais variados estilos gravaram nessa…

1 hora ago
  • Carnaval/SP

Mestre Mercadoria propõe reflexão sobre modernidade e tradição no Carnaval

Raimundo Pereira da Silva, o mestre Mercadoria, um dos grandes ícones da história do Carnaval de São Paulo, fez uma…

2 horas ago
  • Televisão

Bia faz Poeta cair na Marretada do Thor e viraliza no Encontro

Bia faz Poeta cair na Marretada do Thor e viraliza no Encontro Ex-BBB, Beatriz agitou o programa matutino da Globo…

2 horas ago
  • Famosos

Juliette se diverte ao mostrar reação da mãe com nova mansão; assista

Ex-BBB gravou a mãe comentando como é a nova casa da família. Juliette se divertiu na manhã desta terça-feira (30)…

3 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som

Carnaval 2025: Mocidade anuncia dupla para seu carro de som Rio. A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta terça-feira…

3 horas ago
  • Rio de Janeiro

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop

Ai que Madonna! Narcisa dá boas-vindas para diva do pop: Socialite sacou um megafone e tratou de chamar a atenção…

3 horas ago