Categories: Geral

Vídeo: Putin decreta 1ª mobilização do país desde a 2ª Guerra Mundial

O presidente russo Vladimir Putin decretou, nesta quarta-feira (21), a primeira mobilização do país desde a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940.

O líder da Rússia afirma que o “Ocidente quer destruir e dividir a nação russa e, por isso, a medida será tomada”. A intenção é convocar 300 mil cidadãos.


Leia também:

+ Publicitário diz que foi pago para fazer pergunta ‘fake’ para Bolsonaro

+ Ex de Bolsonaro movimentou R$ 9,3 mi em três anos, segundo a Polícia Federal


Em pronunciamento, Putin alertou que pode usar armas nucleares caso a soberania do país seja ameaçada e concluiu em tom de ameaça; “Isso não é um blefe.”

“O objetivo do Ocidente é enfraquecer, dividir e destruir nosso país. Eles dizem que em 1991 foram capazes de dividir a URSS, e agora chegou a hora da própria Federação Russa, que deveria se dividir em muitas regiões em guerra. Não temos o direito moral de entregar pessoas próximas a nós para serem despedaçadas pelo carrasco. Não podemos deixar de responder ao desejo deles de determinar seu próprio futuro”, disse.
https://twitter.com/ConsortiLuigi/status/1572653023947620352?ref_src=twsrc%5Etfw

A ameaça de Putin acontece um dia após quatro regiões controladas pela Rússia no leste e no sul da Ucrânia anunciarem que farão referendos para fazer parte do território russo. As duas regiões separatistas do Donbas, Donetsk e Luhansk, juntamente com Kherson e Zaporizhzia, pretendem conduzir as votações ainda nesta semana, num movimento em busca impedir as investidas ucranianas para retomar essas áreas.

Reação

As passagens para voos apenas de ida partindo da Rússia em direção a países que não pedem visto se esgotaram na manhã desta quarta-feira, pouco depois do discurso de Vladimir Putin anunciando a mobilização. Também tem sido registrados protestos em Moscou contra Putin.
https://twitter.com/RoseMes82467618/status/1572655275706060800?ref_src=twsrc%5Etfw

As ameaças nucleares feitas nesta quarta repercutiram fortemente entre os países da Europa e dos Estados Unidos. O líder da igreja Católica, o papa Francisco, também repeliu as falas de Putin.

Em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas desta quarta, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que ninguém ameaça a Rússia e que a guerra na Ucrânia é “uma guerra de um homem só”.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Geral

Páscoa: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Mundo. O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, capital da Itália, nesta…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Qual seu palpite? Camisa Verde e Branco define enredo para 2025

A Mocidade Camisa Verde e Branco já definiu seu enredo para o Carnaval 2025. A informação foi divulgada nas redes…

6 horas ago
  • Televisão

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos

CNBC no Brasil anuncia mais três novos executivos: Mercado. Antes de anunciar quem serão os primeiros âncoras, a CNBC no…

7 horas ago
  • Televisão

Vídeo completo mostra que Davi não debocha de pessoas PCD; assista

A versão completa de vídeo que está viralizando nas redes sociais, mostra que Davi imita a forma que Isabelle responde,…

7 horas ago
  • Famosos

Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank

VÍDEO: Bruno Gagliasso grava vídeo de momento íntimo com Giovanna Ewbank: No banheiro, Bruno Gagliasso faz grava video de momento…

8 horas ago
  • Carnaval/RJ

Martinho da Vila lança sua biografia em livraria da Zona Sul do Rio

Rio. Martinho da Vila, de 86 anos, lançou sua biografia em uma livraria da Zona Sul do Rio, na noite…

8 horas ago