Variante Delta é mais transmissível que gripe comum, aponta relatório

Teste para Covid-19. Foto: Divulgação/Fiocruz

Teste para Covid-19. Foto: Divulgação/Fiocruz

Um relatório interno do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirma que a variante Delta da Covid-19 é mais transmissível que todas as outras. Além disso, é mais transmissível que varíola, Mers & Sars, Ebola, resfriado comum e gripe e tão transmissível quanto a catapora.

Segundo informações do documento da CDC, a variante Delta, por ter mais carga viral de duração e eliminação do vírus, apresenta maior risco de reinfecção se a infecção anterior for a há 180 dias.

Outro dado que chama a atenção, é que caso em vacinados pode ser tão transmissível quanto em não vacinados. Apesar disso, as vacinas funcionam contra a Delta e o risco de infecção em que está imunizado é três vezes menor.

Outro fator importante é que o risco de desenvolver doença grave ou morte é no mínimo dez vezes inferior nas pessoas vacinadas.

Os pesquisadores pedem aos governantes que anunciaram flexibilizações nas medidas sanitárias para o mês de agosto, que revejam suas posições.

Nos Estados Unidos, que chegou a abrir mão do uso de máscara, o equipamento já está tendo que voltar a ser usado em locais fechados após recomendação do governo Biden.

Comentários

 




    gl