Categories: Geral

Tragédia Colorada: Inter é derrotado pelo Mazembe por 2 a 0 e está fora da final do Mundial

O uniforme de listras pretas e brancas e a vitória já surpreendente sobre o Pachuca (MEX), no dia anterior, já previam: a zebra africana estava em campo, disposta a causar muita tristeza aos mais de cinco mil torcedores colorados no estádio Mohammed Bin Zayed. O Mazembe mostrou que o “Todo Poderoso” que carrega no nome não é à toa e conseguiu vitória histórica por 2 a 0, tornando-se o primeiro africano a alcançar o Mundial de Clubes. O adversário sai da outra semifinal, entre a Inter de Milão e o Seongnam, da Coreia do Sul

Para o Colorado, resta a lamentação pelo excesso de gols perdidos e pela cautela e substituições equivocadas do treinador, que só desfez o esquema de três volantes quando o adversário já vencia a partida.

– Vídeo: os gols do fiasco em Abu Dhabi

– Vídeo: jogadores do Mazembe dançam e são aplaudidos

Inter cria chances, mas passa primeiro tempo em branco

O Inter começou o primeiro tempo em ritmo forte, e com dois minutos já havia desperdiçado duas oportunidades, uma com Rafael Sóbis, em chute de dentro da área, e outra com Bolívar, de cabeça.

Aos 10 minutos, em grande jogada iniciada por D’Alessandro, Alecsandro cruzou para Sóbis, que, sozinho e de frente para o gol, finalizou para grande defesa de Kidiaba, no reflexo. No contra-ataque, Kabangu arriscou uma bomba de longa distância e Renan fez a defesa em dois tempos.

O Colorado tentava explorar a principal característica dos africanos: a velocidade. Laterais e faltas eram cobrados de forma rápida, tentando pegar a defesa do Mazembe desarrumada, mas não surtiam efeito. Aos 18 minutos, Alecsandro cruzou bola pela esquerda na segunda trave e o zagueiro Índio chegou completando, mas a bola cruzou toda a área do Mazembe, sem ninguém desviar para a rede.

Nova chance foi criada aos 21, quando Nei encontrou Tinga dentro da área. O volante antecipou o goleiro, mas cabeceou por cima da meta. A formação com três volantes (Tinga pela direita, Guiñazu pela esquerda e Wilson Matias centralizado) sobrecarregava D’Alessandro, que tinha dificuldade para criar jogadas pelo Inter e voltava muito para buscar jogo.

O Inter só voltou a assustar aos 36, quando Tinga deu passe pelo meio da defesa para Alecsandro, mas o atacante foi travado no momento da finalização. Aos 41, o Mazembe teve mais uma chance. Kabangu arrancou pela esquerda, ganhou na velocidade, mas chutou já sem ângulo para defesa de Renan.

A última chance do primeiro tempo foi aos 44, com Wilson Matias aparecendo pelo meio da área como elemento surpresa. Nei cruzou para o volante, que desviou com perigo, por cima da meta de Kidiaba.

Mazembe faz dois, se classifica e consegue zebra histórica

Apesar do empate, o técnico Celso Roth manteve os três volantes em campo e o meia Giuliano no banco. A primeira chance do segundo tempo foi do Mazembe. Kaluituka girou e finalizou da entrada da área, mas a bola saiu à direita de Renan, com menos de um minuto de jogo. A resposta veio aos três. D’Alessandro cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola desviou na barreira e saiu pela linha de fundo, com algum perigo.

Aos sete minutos, o que era apenas um receio se tornou real. Kabangu recebeu passe de peito, a zaga do Inter deu espaço e o atacante, com categoria, bateu de direita para abrir o placar para o Mazembe. Imediatamente, Roth chamou Giuliano, Oscar e Leandro Damião para o aquecimento.

Nova chance foi criada aos 14. Rafael Sóbis recebeu livre dentro da área, bateu com força de canhota e Kidiaba voltou a salvar a equipe do Congo. Com 17 minutos, Roth finalmente adiantou o time. Saíram Tinga e Alecsandro para as entradas de Giuliano e Leandro Damião, os heróis da Libertadores. A mudança deu mais liberdade para D’Alessandro e, aos 19, o argentino cruzou na medida para Rafael Sóbis que cabeceou por cima com muito perigo.

Kidiaba voltou a fazer milagre aos 24. Giuliano entrou pelo meio da área, sem marcação, e bateu forte, mas o goleiro africano caiu bem na bola para espalmar e salvar o Mazembe mais uma vez. O Mazembe continuava assustando e sempre pelos pés de Kabangu. O atacante fez bela cobrança de falta pela direita e Renan espalmou para escanteio, aos 29 minutos. Roth arriscou tirando Rafael Sóbis, que era o jogador mais perigoso da equipe gaúcha e colocou o garoto Oscar. O nervosismo dos jogadores do Inter já era nítido a esta altura. Nei arriscou um petardo de esquerda aos 33 e chegou perto do empate.

Não era dia Colorado. Aos 40 minutos, Kaluyituka recebeu na esquerda, pedalou, cortou para a direita e fechou o caixão. 2 a 0. Festa africana. Choro brasileiro. Não havia tempo para mais nada e o Mazembe se torna a primeira equipe africana a alcançar a final do Mundial de Clubes.

A partida

Estádio: Mohammed Bin Zayed (Abu Dhabi – Emirados Árabes)

Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Berry Simons (HOL) e Sander Van Roekel (HOL)

Gols: Kabangu, aos 7 e Kaluyita, aos 40 do segundo tempo (MAZ)

Cartões amarelos: Nkulukuta (MAZ) – Índio (INT)

Internacional: Renan; Nei, Bolívar, Índio, e Kléber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Giuliano) e D´Alessandro; Alecsandro (Leandro Damião) e Rafael Sóbis (Oscar). Técnico: Celso Roth.

Mazembe: Kidiaba; Nkulukuta, Nimwaki, Ekanga e Kasusula; Mihayo, Kaluyituka, Bedi e Kasongo; Kabangu (Kanda) e Singuluma. Técnico: Lasmine N´Diaye.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Brasil
  • Entretenimento
  • Famosos

Pedro Scooby reage após ser acusado de ‘querer aparecer’ em viagem ao Sul

Após receber críticas, Pedro Scooby abriu o coração ao fazer um desabafo sobre sua viagem para ajudar as vítimas das…

1 minuto ago
  • Brasil

Acidente de carro mata cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco

A cantora Ana Paula Vieira, de 27 anos de idade, e o namorado, o vereador Marcelo Stocco, de 32 anos,…

21 minutos ago
  • Brasil

Após enchentes, tremores de terra são registrados no Rio Grande do Sul

Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Assustados,…

1 hora ago
  • Brasil

Mãe desabafa ao confirmar morte de bebê gêmea levada por enchente

A mãe da bebê Agnes, de sete meses, que havia sido levada pela enchente em Canoas, no Rio Grande do…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Copacabana terá shows gratuitos em maio e junho

Música. Depois do histórico show da cantora Madonna na Praia de Copacabana, o local será palco para mais shows gratuitos.…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Rock in Rio anuncia doação às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Solidariedade. A direção do Rock in Rio anunciou neste domingo (12) que os direitos autorais da música "Deixa o Coração Falar"…

12 horas ago