TikTok: o aplicativo que está virando moda

Redes sociais. Foto: Pixabay

Redes sociais. Foto: Reprodução/Facebook

Estar conectado ao meio online é, cada vez mais, uma prioridade para a população mundial. Quer seja para trabalhar ou simplesmente para usufruir de entretenimento, os dispositivos móveis marcam presença.

Em uma era em que a internet faz parte da nossa rotina diária, as empresas buscam criar plataformas ou aplicativos que satisfaçam as necessidades dos seus clientes. Desde apps para gestão de orçamento, redes sociais, apps para edição de fotos ou mesmo jogos de cassino online com dinheiro real, os exemplos de plataformas que utilizamos com alguma frequência são muito diversificados.

Por conta do boom dos smartphones desde o lançamento do primeiro iPhone da Apple, em 2007, o mercado da tecnologia procura estar em constante atualização e lançar novas formas para facilitar e entreter seus consumidores. Segundo um relatório divulgado pela consultoria App Annie, o Brasil é o terceiro país em que as pessoas passam mais tempo em aplicativos, tendo sido estimada uma média de 3 horas e 45 minutos de utilização por dia.

Se pensarmos, por exemplo, na primeira vez que o Facebook ou o WhatsApp foram anunciados, também iremos nos lembrar que em um curto espaço de tempo grande parte das pessoas já tinha baixado os aplicativos. Também no caso do Instagram e do Snapchat, não tardou para que as duas redes virassem tendência mundial.

Esses foram alguns dos casos que marcaram a indústria da tecnologia e que, atualmente, continuam sendo utilizados diariamente e com intensidade. No entanto, um novo fenômeno chegou, e parece que veio para ficar. Se não sabe ainda do que estamos falando, busque pelas aplicações mais baixadas nos últimos tempos e sem dúvidas lá estará figurando o nome desse app.

O fenômeno do TikTok

Apesar de só ter virado moda recentemente, o TikTok está presente no mundo online já faz algum tempo. Anteriormente conhecido como Musical.ly, o aplicativo é destinado à publicação de vídeos com dublagens de músicas, conversas ou trechos humorísticos. No entanto, o TikTok consegue ser muito mais do que um simples aplicativo de entretenimento. Sua nova versão – lançada em 2016 – é considerada, também, uma rede social.

Celular. Foto: Pxhere
Foto: Pxhere

O aplicativo de vídeos se encontra disponível para os sistemas Android e iOS e chegou mesmo a ultrapassar as redes sociais Instagram e Facebook, sendo um dos apps mais baixados em todo o mundo. Segundo dados divulgados pela SensorTower, apenas em 2019 a rede social contou com mais de 1 bilhão de instalações.

Entretanto, o fenômeno desse aplicativo não afetou somente os usuários comuns. Também várias empresas decidiram embarcar nessa jornada e utilizar o TikTok para recrutar novos colaboradores. A Nestlé, por exemplo, anunciou que irá contratar novos funcionários utilizando a plataforma em uma das fases de seu processo seletivo. Basicamente, o candidato terá de utilizar o aplicativo para fazer um vídeo de 60 segundos que deve conter uma música representativa e fazer uma breve descrição pessoal e profissional.

Todos os dias são lançadas novas ferramentas destinadas a entreter e a facilitar nossa gestão pessoal e profissional. Nesse sentido, não há como ficar indiferente ao impacto causado pela tecnologia, e o fenômeno consequente do lançamento de aplicativos do tipo constitui a prova real. Se você ainda não conhecia o TikTok, agora já sabe da disponibilidade dessa ferramenta que veio revolucionar o mundo.

Comentários

 




    gl