Vídeo: técnica de enfermagem diz reutilizar uma agulha 10 vezes para aplicação de vacinas

Técnica de enfermagem diz reutilizar uma agulha 10 vezes para aplicação de vacinas. Foto: Reprodução.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma técnica de enfermagem de Altamira, no Pará, dizendo que reutiliza a mesma agulha de seringa para aplicar 10 doses da vacina contra a Covid-19.

“Agora, colocaram nós na televisão [dizendo] que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha”, disse a técnica de enfermagem no vídeo.

Assista:

De acordo com o portal UOL, o o idoso que aparece no vídeo sendo vacinado começou a fazer um tratamento profilático para reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e outras infecções transmissíveis em razão do possível compartilhamento de agulha usada na imunização.

A prefeitura de Altamira informou que a técnica “passou uma informação que não procede e que coloca em questão o compromisso e a ética com que todos os profissionais de saúde estão atuando na linha de frente da covid-19”.

A profissional – que não teve seu nome revelado – foi afastada do trabalho até que tudo seja esclarecido.

Segundo Osvaldo Damasceno, diretor de vacinação da Secretaria de Saúde do município, tudo não passa de uma falha de comunicação.

“A gente não considera que seja possível que ela tenha feito ou esteja fazendo a aplicação em mais pacientes com uma mesma agulha. A gente tem um problema de comunicação porque as pessoas são habilitadas para a fazer a parte técnica, mas, às vezes, não conseguiu explicar”, declarou.

Já a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que “todos os materiais utilizados nas aplicações das doses de vacina são descartados após o uso. Tanto as seringas como as agulhas descartáveis são utilizadas uma única vez”.

Comentários

 




    gl