Sete deputados articulam para disputar presidência da Câmara com Maia

Rodrigo Maia. Foto: Agência Brasil

Rodrigo Maia. Foto: Agência Brasil

Favorito na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente, não terá vida fácil na tentativa de reeleição. O peso que seu partido vem ganhando no novo governo e o distanciamento de Bolsonaro com Maia fez com que surgissem, até o momento, outros sete nomes na disputa pela cadeira.

Segundo a reportagem do O Globo, são eles: João Campos (PRB-GO), Alceu Moreira (MDB-RS), Capitão Augusto (PR-SP), Giacobo (PR-PR), Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSL-AL) e Delegado Waldir (PSL-GO).

O DEM de Rodrigo Maia já tem dois ministros confirmados para 2019: Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Tereza Cristina (Agricultura). O número pode aumentar, pois Luiz Henrique Mandetta pode ser anunciado na Saúde.

Maia na presidência da Câmara aumentaria a força do partido. Integrantes do PSL, partido de Bolsonaro e que pretende ter a maior bancada, não vê o fato com bons olhos.

– Conheça a bancada federal do PSL, que projeta ultrapassar o PT na Câmara

O presidente eleito afirmou que não irá interferir na eleição, mas disse que há outros bons nomes além de Rodrigo Maia. Bolsonaro é simpático a Alceu Moreira, João Campos e Capitão Augusto, lideranças das bancadas ruralista, evangélica e da segurança, respectivamente.

Maia e a bancada do DEM, contudo, seguem confiantes na reeleição. Eles acreditam que o PSL não conseguirá obter votos fora do ‘seu nicho’. O bom trânsito de Maia com partidos da esquerda, como PT e PCdoB, pode ajudar.

Comentários

 




    gl