Segunda onda de contágios da Covid-19 gera lockdown parcial na Europa

Lockdown. Foto: Reprodução de Internet

Recorde de novos casos em 24h, estado de emergência, toque de recolher e lockdown parcial. Este é o cenário que permeia a Europa à medida em que a segunda onda de Covid-19 eleva o estado de atenção nos estados-membros da União Europeia.

O governo francês anunciou que entrará, a partir de sábado (17), em estado de emergência sanitária. Na mesma data, para frear o contágio, Paris e outras nove cidades terão toque de recolher entre 21h e 6h do dia seguinte. O país registrava 9 mil pacientes internados pelo novo Coronavírus nesta quarta-feira (14).

A Holanda adotou o lockdown parcial e bares e restaurantes foram fechados. O protocolo também foi determinado no Reino Unido. Na Irlanda do Norte, que faz decisões em meio a pandemia separadamente da Inglaterra, serão fechados pubs e escolas por semanas. Já na Alemanha, o país superou a marca de 5 mil novos pacientes em 24h, episódio que não se repetia desde abril.

Portugal, que também havia amenizado as restrições durante o verão europeu como forma de acelerar a recuperação da economia abatida pela pandemia, voltou a ajustar as regras de circulação.

O país chegou a permitir a volta às aulas em escolas e universidades, mas agora o governo português voltou a decretar estado de calamidade no país novamente, a partir desta quinta-feira (15). Não serão permitidas reuniões de mais de cinco pessoas que não morem juntas.

A fiscalização do cumprimento das regras estabelecidas para o funcionamento de bares, restaurantes e do comércio também será intensificada. A transgressão das determinações pode custar uma multa de 10 mil euros.










Comentários

 




    gl