É hoje: saiba qual o melhor horário para observar a Lua de Sangue

Lua de sangue. Foto: Pikist

Lua de sangue. Foto: Pikist

Na noite deste domingo (15), um belo e raro fenômeno enfeitará o céu de todo o país. A partir das 23h27, o primeiro e único eclipse total da Lua de 2022 poderá ser visto de todo o Brasil. O evento se encerra por volta de 2h55, já na madrugada de segunda-feira (16).

Conhecido como Lua de Sangue, esse fato ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham e a Lua passa pela sombra da Terra. Assim que a sombra cobrir por completo o disco lunar, a Lua ficará avermelhada.

“Mas o ponto máximo, quando a Lua estará completamente coberta pela sombra da Terra será exatamente à 1h11, no horário de Brasília”, contou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional em entrevista concedida à Agência Brasil.

De acordo com a NASA, quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

Desta vez, além do Brasil, o fenômeno poderá ser observado também pelos demais países da América do Sul e da América Central, e em partes da América do Norte, África e Europa.

Segundo Josina, o próximo eclipse desse tipo, em que todas as etapas poderão ser apreciadas de qualquer região, só ocorrerá em junho de 2029.

Leia também:

+ Prepare o cobertor: previsão de frio em todo o Brasil a partir deste domingo

Comentários

 




    gl