Rússia dispara mísseis contra cidades da Ucrânia; confira imagens

Bombardeio russo na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Foto: Reprodução/Twitter/Mundo en Conflcto

Bombardeio russo na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Foto: Reprodução/Twitter/Mundo en Conflcto

Pouco depois do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar nesta quinta-feira (24), uma operação militar no leste da Ucrânia, explosões foram vistas e ouvidas em Kharkiv e na capital, Kiev.

O ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia. O Exército ucraniano diz ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, segundo as agências Reuters e AFP. O governo russo nega.

+ População ucraniana foge de Kiev após início da guerra; assista

Centros de comando militar foram atacados com mísseis, de acordo com uma fonte do Ministério do Interior à imprensa ucraniana.  Pelo menos 18 pessoas morreram na cidade de Odessa em um ataque, de acordo com as autoridades da região. Outras 6 morreram em Brovary, perto de Kiev.

Putin alertou às forças ucranianas para que deponham suas armas e voltem para casa, segundo as agências de notícias estatais RIA-Novosti e TASS. O presidente russo também ameaçou quem tentar interferir no avanço russo.

“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse Putin.

O presidente russo justificou a operação militar, afirmando que se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Luhansk, cuja independência ele reconheceu na segunda-feira (21).

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kouleba, acusou a Rússia de ter iniciado “invasão em larga escala”.

“Cidades pacíficas da Ucrânia estão sendo atacadas. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer. O mundo pode e deve parar Putin. É hora de agir agora”, escreveu Kouleba na rede social Twitter.

Biden promete retaliação

Após o anúncio feito por Putin, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma declaração em que prometeu medidas contra a Rússia.

“Vou me encontrar com meus colegas do G7 pela manhã e depois falar com o povo norte-americano para anunciar as consequências que os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros vão impor à Rússia por esse ato desnecessário de agressão contra a Ucrânia e a paz e a segurança globais”, disse Biden em comunicado publicado pela Casa Branca.

O presidente dos EUA ainda afirma que “o presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano”.

A União Europeia também considerou o ataque “injustificado”, afirmando que responsabilizará Moscou pela invasão, segundo anunciou a chefe da Comissão Executiva do bloco, Ursula von der Leyen.

Imagens compartilhadas nas redes sociais

 

 

Leia também:

+ Em vídeo, jogadores brasileiros presos em hotel pedem ajuda para deixar Ucrânia

+ Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como ele afeta o Brasil

Comentários

 




    gl