Rússia dispara mísseis contra cidades da Ucrânia; confira imagens
Bombardeio russo na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Foto: Reprodução/Twitter/Mundo en Conflcto
Pouco depois do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar nesta quinta-feira (24), uma operação militar no leste da Ucrânia, explosões foram vistas e ouvidas em Kharkiv e na capital, Kiev.
O ataque teria sido feito pelas fronteiras com Rússia, Bielorrússia e Crimeia. O Exército ucraniano diz ter abatido cinco aviões russos e um helicóptero, segundo as agências Reuters e AFP. O governo russo nega.
+ População ucraniana foge de Kiev após início da guerra; assista
Centros de comando militar foram atacados com mísseis, de acordo com uma fonte do Ministério do Interior à imprensa ucraniana. Pelo menos 18 pessoas morreram na cidade de Odessa em um ataque, de acordo com as autoridades da região. Outras 6 morreram em Brovary, perto de Kiev.
Putin alertou às forças ucranianas para que deponham suas armas e voltem para casa, segundo as agências de notícias estatais RIA-Novosti e TASS. O presidente russo também ameaçou quem tentar interferir no avanço russo.
“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse Putin.
O presidente russo justificou a operação militar, afirmando que se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Luhansk, cuja independência ele reconheceu na segunda-feira (21).
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kouleba, acusou a Rússia de ter iniciado “invasão em larga escala”.
“Cidades pacíficas da Ucrânia estão sendo atacadas. Esta é uma guerra de agressão. A Ucrânia vai se defender e vencer. O mundo pode e deve parar Putin. É hora de agir agora”, escreveu Kouleba na rede social Twitter.
Biden promete retaliação
Após o anúncio feito por Putin, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma declaração em que prometeu medidas contra a Rússia.
“Vou me encontrar com meus colegas do G7 pela manhã e depois falar com o povo norte-americano para anunciar as consequências que os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros vão impor à Rússia por esse ato desnecessário de agressão contra a Ucrânia e a paz e a segurança globais”, disse Biden em comunicado publicado pela Casa Branca.
O presidente dos EUA ainda afirma que “o presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano”.
A União Europeia também considerou o ataque “injustificado”, afirmando que responsabilizará Moscou pela invasão, segundo anunciou a chefe da Comissão Executiva do bloco, Ursula von der Leyen.
Imagens compartilhadas nas redes sociais
🚨URGENTE: Bombardeios múltiplos sendo disparados contra cidades da Ucrânia pic.twitter.com/9OEixhlMTu
— José Lucas 🇧🇷🇨🇦 (@joseluc78945162) February 24, 2022
— 🚩Gabriel Marx🚩 (@canhotinho_o) February 24, 2022
#Ukraine city of Marioupol#UkraineRussie #UkraineConflict pic.twitter.com/myKhsbPnka
— Caution Integration (@Elbandi_) February 24, 2022
🚨 Sirene alerta habitantes ucranianos para um possível ataque aéreo em Kiev, capital do país. pic.twitter.com/Y0a1ocEpwX
— TecHub (@TecHuub) February 24, 2022
Leia também:
+ Em vídeo, jogadores brasileiros presos em hotel pedem ajuda para deixar Ucrânia
+ Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como ele afeta o Brasil
Comentários