Categories: Geral

Rússia e Ucrânia não entram em acordo; explosões são ouvidas e países pedem cessar-fogo na ONU

A reunião que durou cinco horas entre Rússia e Ucrânia terminou sem acordo nesta segunda-feira (28). Segundo o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, os representantes retornarão às suas respectivas capitais antes de uma segunda rodada de negociações, informou a agência de notícias RIA.

O assessor presidencial Vladimir Medinsky está liderando a delegação russa, enquanto Alexey Reznikov está responsável pelos ucranianos. Esta é a primeira vez que representantes dos dois países se reúnem desde o começo da guerra, no dia 24 de fevereiro.

+ Bolsonaro não conversou com Putin por telefone, esclarece Itamaraty

Para os ucranianos, os principais objetivos da negociação são um cessar-fogo imediato e uma saída das tropas russas que invadiram seu país.

O correspondente do SBT, Sérgio Utsch, que está em Kiev cobrindo a guerra, informou que, após o término da primeira rodada de negociações, os ataques à capital se intensificaram. Segundo ele, as explosões foram “as mais fortes e as mais próximas do centro de Kiev” desde o início da guerra.

A prefeitura da cidade informou no canal oficial do Telegram sobre um possível ataque aéreo. Sirenes tocaram por toda cidade.

ONU: combates devem acabar imediatamente

No quinto dia da ofensiva russa contra a Ucrânia, a sessão emergencial da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, foi aberta nesta segunda-feira (28), pelo presidente Abdulla Shahid, com um pedido de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do confronto.

Com o respaldo dos chefes da entidade de que o conflito fere a lei internacional, Shahid defendeu um cessar-fogo imediato. “Temos que parar a guerra imediatamente”, frisou. Ele também disse que as consequências humanitária dos conflitos “serão devastadoras”.

Ao lembrar a reunião de delegações entre a Rússia e a Ucrânia na fronteira com Belarus, Abdulla Shahid avaliou que “abriu-se uma janela para o diálogo, uma sombra de esperança”. “Temos que dar uma oportunidade para a paz. Armas são melhores quando não são usadas”, discursou o presidente da Assembleia Geral da ONU.

Representante do Brasil na ONU adota tom neutro

O representante do Brasil na Organização das Nações Unidas, embaixador Ronaldo Costa Filho, adotou uma posição de neutralidade na Assembleia Geral emergencial.

Depois de uma série de discursos que condenaram a Rússia, o embaixador reiterou a postura brasileira em busca do diálogo, enfatizando que as preocupações com a segurança de todos os atores devem ser levadas em consideração.

Ronaldo Costa Filho. Foto: Reprodução/Youtube

O embaixador também se posicionou contra sanções que podem desorganizar a economia mundial, especialmente a produção de alimentos. Por fim, ele agradeceu aos países que estão recebendo refugiados, inclusive brasileiros.

Histórico

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, grupo militar liderado pelos Estados Unidos. Para a Rússia, uma possível entrada do vizinho na organização é uma como uma ameaça à sua segurança. A relação entre Rússia, Belarus e Ucrânia começou antes da criação da União Soviética que existiu entre 1922 e 1991.

Leia também:

+ Arthur do Val e líder do MBL anunciam viagem até a Ucrânia em meio a guerra

+ Veja o momento em que míssil atinge prédio residencial na Ucrânia

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Veja a configuração parcial da ordem de desfiles do Grupo Especial

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

26 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Com mudança nos desfiles, Mocidade terá papel histórico em 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

35 minutos ago
  • Carnaval/RJ

Agora é oficial: Grupo Especial do Rio terá 3 noites, o que você achou? Vote na enquete

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

41 minutos ago
  • Política

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS

Armas baixadas: Senador do PT chora e pede união, ao lado de Mourão, pelo RS. O senador Paulo Paim (PT-RS),…

1 hora ago
  • Carnaval/RJ

Mudança no Carnaval: Rio terá três dias de desfiles oficiais a partir de 2025

Rio. Os desfiles oficiais do Rio de Janeiro terão mais um dia. Além das já tradicionais apresentações no domingo e…

1 hora ago
  • Famosos

Ao ser internada, Bruna Lombardi faz reflexão sobre o momento da humanidade

Bastidores: A atriz Bruna Lombardi, de 71 anos, compartilhou com seu milhões de seguidores que foi internada em um hospital…

1 hora ago