Categories: Geral

Queda de cabelos: é possível controlar e evitar a calvície?

Você já notou alguma vez que ao passar a mão nos cabelos percebeu que algum deles ficaram entre os dedos? E ao levantar da cama vários fios de cabelo ficaram no travesseiro? E ao tomar banho nota aquele emaranhado de fios no ralo do banheiro?

Se já percebeu algum desses sinais é importante ficar atento, pois pode ser um dos primeiros sinais que a sua saúde não está indo nada bem.

Queda de cabelos: quais são os novos remédios e tratamentos? O médico especialista em tratamentos capilares Doutor Antônio Kleber Fonseca explica porque devemos nos
preocupar em manter os cabelos saudáveis e com isso garantir uma boa saúde que evite a calvície.

“Os médicos frequentemente se deparam com problemas relacionados ao cabelo. A maioria das queixas é proveniente de pacientes com padrão de calvície de surgimento precoce, uma avaliação detalhada e sistemática é essencial, pois são inúmeros os problemas de saúde que podem ser identificados por meio da queda de cabelos, entre eles: deficiências nutricionais, alterações hormonais, estados inflamatórios, infecções bacterianas, diminuição da imunidade, desequilíbrios emocionais, distúrbios do sangue, processos químicos e período pós- parto”, relata o profissional.

Portanto, para se pensar em cabelos saudáveis e livre de doenças, deve se lembrar que algumas estruturas estão envolvidas na homeostase capilar. As doenças podem se instalar desde o couro cabeludo até a haste capilar.

Por isso, o especialista ressalta a importância da manutenção dos cabelos sempre limpos. A limpeza do couro cabeludo deve ser considerada como um importante cuidado na prevenção da calvície. Ao deixá-lo sujo por mais tempo, a própria sujeira pode favorecer – ou, até mesmo, agravar – a perda dos fios.

Para o Doutor Antônio Kleber Fonsecao, a combinação mais prescrita e que apresenta melhores resultados une vasodilatadores e antiandrogênicos.

“Alguns desses medicamentos possuem raros efeitos colaterais que devem ser bem discutidos entre médico e paciente. Outros tratamentos estão sendo muito discutidos e se mostrando promissores, como o microagulhamento, aplicação local de determinados medicamentos injetáveis e uso de LED”, pontuou ressaltando ainda que os estudos se estendem para as terapias com células tronco, porém não há nada definido cientificamente nesse aspecto. Uma outra alternativa é o transplante capilar em casos avançados de calvície.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Independente Tricolor já tem enredo e anuncia data para lançamento

Depois de terminar na última colocação no Grupo Especial 2024 e ser rebaixada para o Grupo de Acesso 1, a…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

7 horas ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

7 horas ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

10 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago