Putin deve fazer ‘alerta apocalíptico’ durante celebração de vitória Soviética

Vladimir Putin. Foto: Pikist

Vladimir Putin. Foto: Pikist

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, dará um “alerta apocalíptico” ao mundo na próxima segunda-feira (9). Na ocasião acontecem as comemorações pelo 77º aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista.

“Desafiador diante do profundo isolamento ocidental desde que ordenou a invasão do vizinho russo, Putin falará na Praça Vermelha diante de um desfile de tropas, tanques, foguetes e mísseis balísticos intercontinentais”, informa apuração da agência Reuters.

Um sobrevoo sobre a Catedral de São Basílio incluirá todo o repertório bélico de Putin, incluindo caças supersônicos, bombardeiros estratégicos Tu-160 e, pela primeira vez desde 2010, o avião de comando Il-80 “apocalipse”, que levaria o alto escalão do governo russo no caso de uma guerra nuclear, segundo comunicou o Ministério da Defesa.

O Il-80 foi projetado para se tornar o centro de comando móvel do presidente russo. O líder do Kremlin, de 69 anos, comparou repetidamente a guerra na Ucrânia ao desafio que a União Soviética enfrentou quando os nazistas de Adolf Hitler invadiram seu país em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.

Além de 11.000 soldados marchando pela Praça Vermelha, o Ministério da Defesa informou que serão 131 peças de equipamento militar que apresentarão um “grande espetáculo”.

O Kremlin não respondeu aos pedidos de comentários sobre o que Putin vai dizer em seu discurso. Ele deve ser feito na tribuna da Praça Vermelha em frente ao Mausoléu de Vladimir Lenin.

Leia também:

+ Governo dos EUA comenta suposta mensagem para Bolsonaro sobre eleições

+ Ministro da Defesa: ‘Forças Armadas estão comprometidas com a democracia’

Comentários

 




    gl