Categories: Geral

Psiquiatra fala sobre bullying de crianças e adolescentes

Os tiros disparados por um adolescente numa escola de Goiás contra outros adolescentes, matando dois colegas e ferindo outros, estão relacionados ao bullying que ele sofria.

De acordo com Leandro Franco, médico psiquiatra da Clínica RT Médicos e membro da Associação Brasileira de psiquiatria, o Bullying é um grave problema social que ocorre quando um indivíduo ou um grupo apresenta uma atitude agressiva, seja ela física ou verbal, de forma intencional, deliberada é repetitiva para com o outro sem qualquer motivo, buscando intimidar ou agredir de alguma forma.

Estas ações em geral são dirigidas a indivíduos que aparentam alguma característica física, comportamental ou social fora do padrão do grupo ou do indivíduo agressor. É muito comum que ocorra com crianças obesas, ou com indivíduos mais retraídos e tímidos, ou que tenha alguma característica que chame atenção.

O comportamento pode gerar no agredido um sentimento de não aceitação dentro da comunidade, isolamento social, ansiedade e até mesmo provocar sintomas depressivos e agressivos.

A melhor forma de ajudar é promovendo um amplo diálogo em escolas e entre familiares, trabalhando a educação ambiental, baseado no respeito aos indivíduos e respeito às diferenças.

Estados extremos, como o de hoje, acabam acontecendo quando a criança e/ou adolescente vem sofrendo sistematicamente com o bullying. Normalmente, essas pessoas já demonstram um isolamento muito grande que acaba, infelizmente, não sendo sendo percebido pelos pais e até mesmo pelas escolas.

Países desenvolvidos tem adotado sistema efetivos de prevenção ao bulliyng, com cursos, palestars e aulas especiais. Algumas escolas do Brasil já estão fazendo essa prática, estimulando que as crianças interajam umas com as outras e não se restrinjam a grupos.

Recentemente, saiu na impressa o que acontece na escola do príncipe George, que não permitiria que a criança tivesse um melhor amigo, estimulando a interação com todos da turma. Pelos depoimentos de colegas de classe desse menino de Goiania, ele já sofria bullying há muito tempo, pelo odor que os colegas diziam que ele exalava. É difícil dizer se esta criança tem alguma patologia, como transtorno de personalidade, mas normalmente se a criança tem uma predisposição a ter patologias como depressão, ansiedade, podem ser levadas a ter um comportamento explosivo.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana

VÍDEO: Mascarada, Madonna ensaia em Copacabana Estrela do pop internacional atraiu atenções durante a noite desta quinta-feira (2) na orla…

3 horas ago
  • Televisão

Cena de sexo com personagens de Paolla Oliveira e Nanda Costa faz web ferver: ‘Entregando tesão’

Bastidores. Em Justiça 2, Jordana e Milena transam e fãs elogiam química do casal: 'Entregando tesão'. Cena da primeira vez de…

4 horas ago
  • Música

Bruno Mars anuncia shows no Brasil

Música. Agora é oficial: Bruno Mars, ou Bruninho para os brasileiros, voltará ao país. Depois do estrondoso sucesso no The…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Thiago Luz discute com Mc Jey Jey em A Grande Conquista 2

Treta. Os ânimos seguem exaltados em A Grande Conquista 2, reality da RecordTV. Thiago Luz, dono da Casa Azul, discutiu com…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Carnaval 2025: Logun-Edé; leia a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

6 horas ago
  • Famosos

Radamés dá argumento polêmico ao falar de pedir perdão a Belo por traição com Viviane

Bastidores. Após revelar ter tido um envolvimento com Viviane Araújo enquanto a atriz ainda estava casada com o cantor Belo,…

6 horas ago